Natal da Fundação Mário Cunha Brito - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

20 de dezembro de 2012

Natal da Fundação Mário Cunha Brito

Evocando Mário da Cunha Brito, a Fundação com o mesmo nome ofereceu, no dia 11 de Dezembro, um espetáculo de Natal dirigido às crianças do Jardim de Infância e 1º Ciclo de São Pedro de Alva. Um grupo de palhaços proporcionou às crianças momentos de extrema diversão. Durante o espetáculo, foi apresentado o percurso de vida de Mário da Cunha Brito, bem como as suas ações beneméritas, para que as novas gerações não esqueçam quem bem fez pela sua terra.
A Fundação, representada pelo Administrador-delegado Ernesto Coelho, o tesoureiro Joaquim Videira e o presidente do conselho fiscal, Alfredo Fonseca, ofereceu às crianças um presente de Natal. O sorriso com que as crianças receberam o seu presente, a vontade visível nos seus rostos em dar uso à sua nova mochila e as recordações que ficam do espetáculo oferecido pela Fundação, são a prova que a Fundação permanece ao lado dos habitantes da região, uma porta aberta aos mais carenciados. Certamente que os mais novos, ficaram a conhecer melhor esta instituição, percebendo a razão da sua existência.
Também as crianças da creche puderam ver os palhaços e, já no dia 14, tiveram a sua festa. Por um dia, a Nossa Creche transformou-se e a magia do Natal aconteceu… Foram convidados a participar nesta festa as crianças, os encarregados de educação, a educadora de infância e as auxiliares da ação educativa, que partilharam momentos de alegria, amizade e confraternização ao longo da tarde, abrilhantada, como já vem sendo habitual, com a apresentação de um filme onde são mostradas as diversas atividades feitas pelas várias salas ao longo deste primeiro período.
Chegou finalmente o momento mais esperados pelas crianças…. A vinda do Pai Natal! Que fez as delicias dos mais pequenos, distribuindo por todos uma pequena lembrança.
No dia 15 realizou-se a festa de Natal dos idosos, utentes das respostas sociais pela terceira idade. Os mais de 100 utentes das valências Estrutura Residencial, Centros de Dia e Apoio Domiciliário, tiveram um dia completo. Na parte da manhã, realizou-se a missa natalícia, seguida de almoço de confraternização entre os utentes, funcionários e Administração. Foram distribuídas prendas a todos os utentes e funcionários.
Durante a tarde, na Casa do Povo de São Pedro de Alva, os familiares assim como toda a comunidade envolvente puderam assistir a um espetáculo de representações teatrais e cânticos. Os familiares orgulhosamente sorriram, pela descoberta das capacidades teatrais dos seus pais, ou avós.
O culminar da festa foi abrilhantado pelo grupo Coral Juvenil de Mortágua, que nos fez viver momentos de alegria.
A cada familiar presente foi oferecido um calendário de 2013, com a fotografia do Utente seu familiar, realizando atividades desenvolvidas ao longo deste ano.
  
Lembrando o Espírito Humanista
Foi com variadas atividades e relembrando o espírito humanista do instituidor Maurício Vieira de Brito e seu Pai Mário da Cunha Brito que nunca esqueceram as suas raízes que a Fundação Mário da Cunha Brito comemorou o Natal. Mário da Cunha Brito, muito jovem emigrou para Angola, como muitos outros da sua geração. Prosperou na plantação e exportação de café, construindo a sua fortuna. Mas Mário da Cunha Brito não esquecia os seus conterrâneos e as dificuldades que passavam na metrópole. Todos os anos, o benemérito Mário da Cunha Brito, vinha à sua terra oferecia presentes às crianças e ajudava os mais necessitados, com a distribuição de agasalhos.





 



 NI/FMCB


Sem comentários:

Post Top Ad