Confraria da Lampreia é parceira natural do festival - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

21 de fevereiro de 2013

Confraria da Lampreia é parceira natural do festival

Confrades estarão hoje na escola Beira Aguieira, trajados a rigor, para promover boas práticas de bem servir a iguaria.



A Confraria da Lampreia de Penacova associou-se, de forma natural, à Câmara Municipal na organização do Festival da Lampreia de 2013. O papel da associação nesta parceria contém objectivos muito bem definidos, que passam por promover a “excelência” desta iguaria e a arte de bem servi-la à “moda de Penacova”.
E é por essa razão que os confrades estarão hoje, devidamente trajados como mandam as regras, na Escola Beira Aguieira para “apadrinhar” um almoço de lampreia à moda de Penacova que servirá de promoção ao festival que arranca já amanhã.
«A presença nesse almoço, com os membros da confraria devidamente trajados, servirá de lançamento do festival e na promoção do bem servir a iguaria», afirma Fernando Lopes, considerando o mordomo-mor que o papel da entidade nesta iniciativa passa por «participar na elaboração do inquérito que será distribuído às pessoas que se desloquem aos restaurantes ao longo dos dias do festival» e, logicamente, «na ajuda da sua promoção e divulgação ».
Na edição deste ano, o mordomo-mor espera que a «qualidade da lampreia se mantenha », nomeadamente, «na confecção das refeições», e que o público «aderia em massa» para degustar uma iguaria que desde os tempos remotos é considerada um "prato de luxo". Aliás, a lampreia é muito apreciada desde a altura dos romanos que já então a conservavam em viveiros para ser consumida nos banquetes pantagruélicos que se organizavam para celebrar as vitórias de César.
«É um prato de grande importância para a gastronomia regional e nacional, que serve para desenvolver e potenciar o turismo local», rematou Fernando Lopes.
A Confraria da Lampreia tem como objecto primordial a defesa e promoção da gastronomia tradicional portuguesa e, em particular, da gastronomia do concelho de Penacova, sendo a Lampreia à Moda de Penacova o prato tradicional mais conhecido do país. Outros pratos tradicionais têm
também grande expressão tais como: arroz de míscaros; os peixes do rio; a chanfana e o arroz malandro de galinha velha ou coelho, bem como os doces conventuais que são, sem qualquer sombra de dúvida, iguarias também muito apreciadas.
«Para concretizar o objecto primordial da nossa associação, apoiará sem reserva a elaboração de trabalhos científicos sobre gastronomia, modos de confecção dos pratos tradicionais, roteiros gastronómicos, publicações e conferências, sem desprezar a sã convivência com outras associações congéneres», pode ler-se no sítio da confraria.


Entronizações apenas em Abril

A Confraria da Lampreia de Penacova vai realizar o seu capítulo a 6 de Abril, altura que coincidirá com o encerramento da época da lampreia. E será, precisamente, nessa reunião de confrades, que a associação procederá a novas entronizações, ou seja, conferir o grau de confrade a novos elementos.

Jornalista Ricardo Busano

Sem comentários:

Post Top Ad