GASTRONOMIA - Turismo do Centro apresenta Festival da Lampreia e do Sável


A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje, ao final da manhã, em Sever do Vouga, o evento gastronómico “Lampreia e Sável - 2013”.

Trata-se de um Festival Gastronómico que congrega seis eventos que se realizam entre este mês de Fevereiro e Abril de 2013, em cinco municípios.
Participam na acção 53 restaurantes.
O festival tem como principal objectivo "coordenar a oferta e colocar no mercado um produto dinamizador de fluxos de visita", referiu Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro. "O Turismo tem uma forte 'litoralização' na região centro. Queremos com esta iniciativa, ter um cartaz que anima a região centro e não fica 'amarrado' ao litoral. Damos oportunidades iguais a todos, queremos ser um motor de desenvolvimento sustentável e criar riqueza para todos", disse, adiantando que "sabemos que a dimensão da gastronomia e vinhos é grande. A restauração e hotelaria tem problemas sérios para resolver, o IVA é muito pouco competitivo em relação ao dos espanhóis e franceses, o pagamento das SCUT´s e os direitos de passagem, entre outros factores, são problemas, estamos atentos".

Para além da Lampreia, o Festival contempla outros produtos regionais como o arroz do Mondego, o Sável, a Vitela de Sever do Vouga, e diversos doces conventuais.


Manuel Soares, Presidente da Câmara de Sever do Vouga, reconhece a importância económica que o Festival potencía no seu Concelho. "Esta edição é importante, é a 13.ª edição e ao fazer isto com a Turismo do Centro o impacto é muito maior e isso é importante", disse.
Joaquim Baptista, Presidente da Câmara da Murtosa, revelou que os lugares disponíveis, nos restaurantes locais "sobem este ano de 200 para 700". Trata-se de um evento "relevante para a economia local". "A caldeirada de enguias, ofuscou sempre, na Murtosa a lampreia. Em boa hora a Confraria tomou a decisão de valorizar este recurso. É o 16.º Festival que tem uma projecção muito relevante".

A conferência decorreu na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, e contou com a participação de Pedro Machado – Turismo Centro de Portugal, Humberto Oliveira - Câmara Municipal de Penacova, Manuel Soares - Câmara Municipal de Sever do Vouga, Abel Girão – Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e Joaquim Baptista - Câmara Municipal da Murtosa.

Os eventos gastronómicos que integram o cartaz são, o Festival do Sável e Lampreia de 15 a 17 de Fevereiro na Figueira da Foz, o XVI Festival da Lampreia a 22, 23 e 24 de Fevereiro em Penacova, o 11.º Festival do Arroz e da Lampreia de 1 a 10 de Março em Montemor-o-Velho, a XIII Rota da Lampreia e da Vitela de 9 a 17 de Março em Sever do Vouga, o XVI Festival Gastronómico da Lampreia da Ria a 16 de Março na Ribeira de Pardelhas e a VI Festa do Sável e da Lampreia da Ria a 20 de Abril na Ribeira de Pardelhas – Murtosa.

[terranova]

  etiquetas , ,