Município de Penacova - I Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

PUB

5 de junho de 2013

Município de Penacova - I Ciclo de Workshops em Empreendedorismo

O Município de Penacova, através do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), e em parceria com o IPN – Incubadora, deram início ao I Ciclo de Workshops em Empreendedorismo no âmbito do projeto “Iniciativa de Incubação de Empresas e apoio a empreendedores no Concelho de Penacova II”, ao abrigo do programa estratégico INOV.C.



A primeira sessão contou com a participação de vinte pessoas, as quais ouviram o testemunho de empreendedorismo da empresa EXTRAMOTION, instalada em Penacova, mais precisamente no Parque Industrial da Espinheira, nomeadamente no que motivou os sócios a criarem a empresa, e porque é que Penacova foi a escolha natural para instalar e desenvolver a sua ideia de negócio. O presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, afirmou na abertura do ciclo que este tipo de ações são fundamentais para a preparação de potenciais empreendedores e que este ciclo, a par do trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social, são o resultado dos esforços da autarquia para acolher novas ideias empresariais sem nunca esquecer as empresas já implantadas no concelho.


Como refere Celso Simões, do GDES, todos os potenciais empreendedores e interessados estão convidados a comparecer espontaneamente a cada um dos workshops, que irão durar até ao dia 9 de Julho, às terças e quintas-feiras, pelas 18horas na sala 9 do Edifício Administrativo do Parque Industrial da Espinheira, ou então podem contactar o Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social pelo gdes@cm-penacova.pt .

O Ciclo de Workshops em Empreendedorismo consiste na realização de 12 sessões em sala, com a duração total de 40 horas, que envolverão os participantes em atividades de grupo, apresentações/pitchs, simulações de casos práticos, casos de estudo e testemunhos de oradores convidados. Paralelamente às sessões em sala, os participantes serão estimulados a realizar atividades fora do contexto da sala, designadamente contatos com potenciais clientes e fornecedores, bem como com potenciais investidores e/ou parceiros.

O Ciclo de Workshops em Empreendedorismo visa o desenvolvimento de competências comportamentais nos participantes, designadamente liderança, trabalho de equipa, capacidade de auto motivação, bem como o conhecimento de ferramentas e aspetos essenciais ao desenvolvimento de um negócio.

Segundo Humberto Oliveira, “a autarquia pretende assim desenvolver e estimular a capacidade empreendedora no concelho, bem como contribuir para a criação de novas empresas”.

O programa de Ciclos de Empreendedorismo tem como objetivos desenvolver competências ao nível comportamental (liderança, trabalho em equipa, capacidade de auto-motivação, técnicas de apresentação) e conhecer e dominar ferramentas e aspetos essenciais ao desenvolvimento de um negócio (Proposta de Valor, Modelos de Negócio, Plano de Negócios, Propriedade Industrial, Marketing, Vendas, Fontes de Financiamento, etc.). Paralelamente às sessões em sala, os participantes realizarão atividades exteriores, designadamente contatos com potenciais clientes e fornecedores, bem como com potenciais investidores e/ou parceiros.

O QUE É O GDES DE PENACOVA?
O Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES) é uma estrutura do Município de Penacova, cujo principal objetivo é dinamizar a atividade empresarial no concelho. Tem como visão ser o ponto de referência no concelho no apoio ao empreendedorismo e atividade empresarial, e a sua missão é promover o empreendedorismo e apoiar a atividade empresarial em Penacova.
Desde que foi criado há cerca de ano e meio, tem vindo a realizar sucessivas sessões de esclarecimento para empresário, desde programas de incentivo até à temática de recuperação de créditos, e apoiado inúmeros empreendedores a iniciar o seu negócio em Penacova.
O GDES está localizado no Centro Cultural / Biblioteca de Penacova, na Rua da Eirinha, e qualquer potencial investidor e empreendedor pode encontrar neste gabinete um apoio ativo ao desenvolvimento da sua ideia. Quem estiver interessado por contactar o GDES pelo 239 470 300, ou pelo gdes@cm-penacova.pt.

NI/MP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia as regras:

1 - Todos os comentários são lidos e tendencialmente moderados.
2 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
3 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.