Penacova homenageou ex-combatentes do ultramar


Foram muitas as pessoas que hoje se reuniram em Penacova para, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, homenagearem ao habitantes do concelho que combateram na Guerra do Ultramar e, muito em particular, os vinte combatentes do concelho que no teatro de guerra pereceram, dando a sua vida pela Pátria.
A cerimónia que se iniciou com uma Missa na Igreja Matriz de Penacova, teve o seu ponto alto com a inauguração nos Jardins do Largo Alberto Leitão, junto à Pérgola Raúl Lino, de um Memorial em homenagem aos combatentes do Concelho de Penacova.


Na cerimónia estiveram presentes muitos familiares, amigos e ex-combatentes, para além de representantes do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, da Liga dos Combatentes e outras individualidades. A presidir a cerimónia, a Associação dos Combatentes do Concelho de Penacova, fundada em 2011, contou com o apoio do Município e das Juntas de Freguesia do concelho para a implementação do monumento.


O Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, bem como o Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coimbra, dirigiram aos presentes palavras de homenagem e de esperança, salientando ambos a importância de que esta cerimónia tenha sido celebrada numa data em que se celebra Portugal e os portugueses. Na memória dos presentes ficarão certamente as palavras de emoção dirigidas pelo Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira que, não tendo combatido no Ultramar, partilhou a vivência da sua família na dura experiência da guerra.
 

  


NI/MP

Veja mais fotos em Penacova Actual Facebook

  etiquetas , , ,