TRAVANCA DE MONDEGO - Visita à Barragem da Aguieira e homenagem a travaquenses, marcam Dia da Freguesia - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

29 de julho de 2013

TRAVANCA DE MONDEGO - Visita à Barragem da Aguieira e homenagem a travaquenses, marcam Dia da Freguesia

Decorreu mais uma vez o Dia da Freguesia em Travanca do Mondego, uma iniciativa da Junta de Freguesia que teve o seu início em 2010 e que festeja o seu padroeiro São Tiago.


Os festejos começaram no dia 25 de julho com o tradicional piquenique no Parque Padre António O. Veiga e Costa, sempre muito participado e que a população viveu com grande animação.

No sábado foi promovida uma visita ao interior da Barragem da Aguieira, que contou com a participação de quase uma centena de pessoas, na sua maioria da própria freguesia. Como referiu João Azadinho, presidente da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego, "apesar da barragem estar instalada a dois quilómetros da sede de freguesia, muita gente não conhecia o seu interior, nem como era o seu funcionamento. Daí a tão elevado adesão das pessoas, que não quiseram deixar de aproveitar esta oportunidade". 

Nesse mesmo dia, houve um espetáculo musical com alunos da escola de musica de Travanca do Mondego e depois uma noite de Fados de Coimbra, que mais uma vez deliciou todos os presentes.

No domingo, e como ponto alto das comemorações e que foi vivido de forma bastante emocionada, teve lugar a sessão solene em que a Junta de Freguesia homenageou três pessoas da freguesia: Maria Albertina Conceição Henriques, Maria Palmira Gonçalves Viseu e Tomé Teixeira.

João Azadinho lembrou que estas são pessoas que ao longo dos tempos têm ajudado a desenvolver atividades e a dinamizar as instituições da freguesia, sem qualquer protagonismo ou interesses e muitas vezes na "sombra" de outros e, por isso, merecem ser reconhecidas. Lembrou também que este será o ultimo dia da freguesia comemorado consigo como presidente, mas deixou o repto para que no próximo ano, e apesar da agregação da freguesia a Oliveira do Mondego, este não deixe de ser comemorado.

Marcaram também presença Pedro Coimbra, Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, que elogiou esta iniciativa, “porque é nestes momentos e locais que se agradecem às verdadeiras forças vivas da terra”, fazendo votos para que assim continuem por muitos anos.

Por fim, Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova falou da atividade da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego nos últimos quatro anos, referindo que “a disponibilidade, a proximidade e a dinamização de atividades desenvolvidas pelo seu presidente João Azadinho, são o exemplo da importância que as juntas de freguesias tem junto das suas populações”.

A noite terminou com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa, sendo servido um jantar com a tradicional chanfana da terra.





LEGENDA FOTOS:

1: Homenageados: Maria Albertina Conceição Henriques, Maria Palmira Gonçalves Viseu e Tomé Teixeira
2: Sessão: Pedro Coimbra, João Azadinho, Humberto Oliveira e membros da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego.
3: Tomé: João Azadinho e Tomé Teixeira

NI/JF Travanca do Mondego

Post Top Ad