ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Dois estreantes entre três candidatos à Câmara - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de agosto de 2013

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Dois estreantes entre três candidatos à Câmara


Queremos continuar um trabalho que começámos e que Penacova merece». Palavras de Humberto Oliveira, presidente da Câmara, que se recandidata ao cargo, pelo PS. Trata-se de «uma segunda oportunidade importante», tendo em conta os «constrangimento» do primeiro mandato, primeiro pelos problemas decorrentes do «grande desequilibro provocado pela dívida de curto prazo» e, nos dois anos seguintes, «pelas restrições da Lei dos Compromissos. Este mandado vai permitir mais possibilidades de intervenção», afiança.
O candidato recorda um conjunto de obras «emblemáticas», ao nível de requalificação urbana, estacionamento e construção do tribunal (em conclusão), que entende devem ter continuidade, com a «regeneração urbana de Penacova, São Pedro de Alva e Lorvão». Nesta última vila defende que «todos nos devemos unir para encontrar soluções e potenciar o Mosteiro de Lorvão, como pólo dinamizador em termos sociais e económicos».
O saneamento preocupa o candidato, pois «a taxa não chega aos 50%», diz, apostado na «dinamização económica», que passa pela «promoção e divulgação» de Penacova como «concelho onde vale a pena investir». O turismo é outra área «estratégica», onde se tem feito uma «revolução silenciosa», diz. «Precisamos de mais quatro anos para dar visibilidade a isto tudo», remata. Na lista para a Câmara, Humberto Oliveira conta com João Azadinho, Fernanda Veiga, Ricardo Simões, Vasco Morais e Carina Coelho. Pedro Coimbra recandidata-se à Assembleia Municipal.

Mauro Carpinteiro é o cabeça-de-lista à Câmara da coligação PSD-CDS/PP que se estreia em Penacova. Presidente da Junta de Lorvão desde 2005, o advogado justifica a sua candidatura com um conjunto e argumentos, à cabeça dos quais coloca a «falta de liderança» que se faz sentir no concelho. «Não basta ter um presidente de Câmara que é um rapaz “porreiro”, Penacova precisa de ter um líder», diz, fazendo notar que «o concelho tem perdido muito com «um conjunto e erros» do actual executivo.
Cáustico, aponta «a obra parada do Centro Educativo do Lorvão», a «ineficácia» da requalificação do centro histórico e um «parque de estacionamento completamente disfuncional». Nota negativa para o Hotel de Penacova, relativamente ao qual «o executivo parece que sacudiu a água do capote». O candidato da coligação “Juntos por Penacova” critica ainda a aposta na «comunicação e propaganda» do executivo, sublinhando o «peso excessivo da política que, nestes quatro anos, prejudicou muito a saúde democrática do concelho», visível, assegura, «na falta de equidade na atribuição de subsídios às associações e na distribuição de dinheiros às freguesias». «O presidente da Câmara tem de colocar o concelho acima das questões do partido, o que não tem acontecido», remata.
Mauro Carpinteiro conta, na equipa, com Pedro Barbosa, Ilda Simões, Luís Adelino, Manuel Cunha Nogueira e Carina Gonçalves. Maurício Teixeira Marques lidera a lista à Assembleia Municipal.

Álvaro Miranda é o candidato da CDU. Com 49 anos, estreia-se como cabeça-de-lista. Uma candidatura que, assume, representa um «rejuvenescimento» relativamente às opções da coligação. «A baixa cobertura de saneamento», a falta de «alternativas, sobretudo para os jovens» preocupam o candidato, que critica o facto de Penacova estar «de costas voltadas para o rio» e «não saber tirar partido deste enorme potencial». Álvaro Miranda tem como número dois Telma Silva e Eduardo Ferreira é o candidato à Assembleia.

Três concorrentes às oito freguesias

As três forças partidárias concorrem às oito freguesias e a CDU apresenta-se com três mulheres “à cabeça”. Assim, o PS escolheu Rui Batista para Lorvão, a coligação aposta em Sérgio Assunção e a CDU em Isabel Bem-Haja. Em Penacova os candidatos são Vasco Viseu (PS), António de Miranda (PSD-CDS) e Andreia Batista (CDU); na União das Freguesias de Friúmes e Paradela da Cortiça concorrem Mário Santos (PS), António Andrade Fernandes (PSD-CDS) e Otília Machado (CDU). Em Sazes o PS aposta em José Carlos Alves, o PSD-CDS em Aires Alves Seco e a CDU em José Ferreira, enquanto
para Figueira de Lorvão se perfilam Pedro Assunção (PS), Vítor Henriques (coligação) e Carlos Amaral
(CDU). Na União das Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego encontram-se Carlos Gomes
(PS), Vítor Cunha Cordeiro (coligação) e Luís Neves (CDU). Na União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego os candidatos são Luís Pechim (PS) Armindo Oliveira (coligação) e Gilberto Duarte (CDU). A disputar a freguesia de Carvalho estão Alcino Francisco (PS), António Carvalho (PSD-CDS) e Armindo Martins (CDU) 

Jornalista Manuela Ventura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia as regras:

1 - Todos os comentários são lidos e tendencialmente moderados.
2 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
3 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.