FILARMÓNICA BOA VONTADE LORVANENSE comemora o seu 93º Aniversário



Corria o ano de 1920.
Em Portugal, era presidente da República – ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA, insigne penacovense, nascido em Vale da Vinha, São Pedro d’Alva.
Surgiam por todo o país, já sem o controlo dos sindicatos, as revoltas da fome e tumultos.
Vivia-se uma acentuada instabilidade governativa.
Os governos incapazes de manter a ordem, demitem-se uns atrás dos outros.
António José de Almeida convida sucessivamente várias personalidades a formar governo, mas surgem sempre muitas dificuldades. Durante o ano, sucederem-se sete (7) governos de curta duração.
A 23 de Julho nasce AMÁLIA RODRIGUES, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX..
No povoado de Lorvão, onde se edificou o Mosteiro, um dos mais antigos da Europa, (a sua fundação remonta a meados do século sexto), vive-se uma irremediável decadência da comunidade, causada pela revolução de 1820, levando à degradação de todas as riquezas acumuladas durante séculos.
Nesta contingência social e económica, em 1 de Agosto de 1920 é criada a Filarmónica Boa VontadeLorvanense.
Começando por ser uma tuna, logo entusiasmou as gentes, que em Boa Vontade foram ajudando como podiam a erguer esta colectividade, sendo que foi essa Boa Vontade que ficou para seu nome.
Naquela época, um músico que entrasse para a Banda, pagava uma jóia de entrada e uma quota mensal de 1(Um) Escudo, e quando recebia um instrumento assinava uma letra de valor equivalente ao seu preço.
Inicialmente criada, pela necessidade de abrilhantar os muitos festejos religiosos celebrados em Lorvão, ao longo dos anos foi conquistando o carinho e reconhecimento da sua boa música, não só no concelho de Penacova, mas também por todo o país e Europa.
A razão de ser da existência desta Filarmónica é o bem-estar e o desenvolvimento sociocultural através da prática de actividades culturais e recreativas, essencialmente o Ensino da Música e Banda Filarmónica, pugnando pelo seu desenvolvimento em ambiente positivo e saudável. 2 A participação em espectáculos, actividades de beneficência e intercâmbios tem permitido dinamizar positivamente todo o grupo filarmónico.
A aposta forte tem sido na formação e na escola de música, com actual direcção pedagógica do prof. Paulo Almeida, auxiliado por Professores, com formação superior, para o desenvolvimento da Teoria Musical, Prática e Técnica Instrumental Individual e Classe Conjunto.
O tempo lectivo da escola acompanha o calendário escolar público, existindo ao longo do ano diversas apresentações/audições dos alunos da Escola de Música, dos quais se destacam a festa de Natal e de encerramento do ano lectivo.
Tendo como alvo as crianças em idade escolar, para iniciação musical, tem vivenciado grande entusiasmo na turma de expressão musical (a partir dos três anos de idade) e resultados surpreendentes na turma de adultos (com alunos com idade média acima dos 30 anos).
Passados noventa e três anos, esta instituição continua a beneficiar da Boa Vontade de todos quantos desejam e queiram associarem-se a este projecto.
No próximo dia 15 de Agosto, a FILARMÓNICA BOA VONTADE LORVANENSE irá celebrar o seu 93º aniversário, com uma arruada pela rua principal da Vila de Lorvão, seguida de missa na igreja do Mosteiro, pelas 11h30m por intenção de directores, músicos e sócios falecidos. Finalizada a celebração eucarística, haverá romagem ao cemitério, terminando com um almoço de confraternização. As inscrições para o almoço deverão ser feitas até ao próximo dia 12 de Agosto, junto da direcção ou através dos seguintes contactos telefónicos, a saber: Rui Batista (914190594) e Aníbal Tomé (917123206).
Fica o desafio para pertencer a esta Nossa Filarmónica Boa Vontade Lorvanense:
-Inscrevendo-se como Aluno
-Praticando como músico
-Propondo-se como sócio
-Participando nas nossas actividades


Noélia Ornelas 

  etiquetas