OPINIÃO - O Facebook....o desgraçado do Facebook - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

24 de agosto de 2013

OPINIÃO - O Facebook....o desgraçado do Facebook

Parece que uma sra. Vereadora do PSD, na oposição, e assumindo que não tendo facebook, lhe tem chegado informação que eu, Bruno Fonseca, abuso um bocadinho nas publicações, sentindo-se bastante "incomodada" com algumas dessas publicações. Pois para essa senhora, que tão atenta anda (mesmo que através de outros) às minhas publicações cá vai a minha humilde explicação, pedindo desde já desculpa, por não ter feito mais:


Não será com certeza no facebook que se marcam 100km de trilhos e caminhos florestais que permitam que 250 atletas façam uma maratona BTT em Penacova percorrendo 5 freguesias. Não foi decerto no facebook que se marcaram mais 35 km no meio do "mato" das freguesias de Carvalho, S. Paio e S. P . Alva. Provavelmente o facebook até terá ajudado na divulgação, mas tenho fico com duvidas se será causa maior para passarmos de 50 crianças do 1º ciclo, num universo de crianças, a participarem no Festival dos Pequenos Nadadores em 2009, para as 220 que participaram em 2011 e 200 em 2012. Também me causa alguma confusão que o facebook seja motivo para que provas de downhill regionais, passassem a ser a partir de 2011, provas pontuáveis para a Taça de Portugal. Ainda maior arrelia me causa, uma corrida que não era mais que uma prova lúdica e que juntava cerca de 100 pessoas no mês de Setembro de 2009 em Penacova, ter de repente em 2012 um total de 260 participantes e contar de "repente" para atribuir o título de Campeão Nacional de Corrida de Montanha ( falo neste caso da Corrida dos Moinhos, que não sei se será do conhecimento da sra. Vereadora).

Ando preocupado a tentar perceber, se terá sido o facebook, o motivo de até 2009 termos um máximo de 15 nadadores dos 7 aos 13 anos a participar em provas oficiais da Associação de Natação de Coimbra e somente quando estas se realizavam em Penacova e neste momento termos 65 no ultimo Festival do 1º mergulho realizado em Penacova e mais 30 que se deslocaram a Miranda do Corvo e outros tantos à Lousã. Também não sei se será através do facebook que se juntem mais de 400 atletas em 2 etapas do referido 1º Mergulho realizadas em Penacova no mesmo ano (vá-se lá saber porquê) e outros 200 no Campeonato Regional de Cadetes. Em relação à Secção de Competição da Casa do Povo de S. P. Alva, por certo não lhe trará grande perda de tempo, contactar a Ligia Fonseca e questioná-la se o Facebook contribuiu para conseguir formar um grupo de 23 jovens no espaço de 2 meses que tão bem têm representado Penacova em Provas oficiais. A escolha de Penacova para a realização de 1 jornada do Campeonato Nacional de Goall Ball (desporto adaptado), mais 2 campeonatos de Portugal de Corta-mato, em simultaneo com 2 campeonatos distritais, também terão sido obra e graça do facebook. Um evento como o Campeonato Nacional de Karate, que trouxe mais de 1000 pessoas a Penacova entre atletas e publico, que demorou dias a organizar e decorreu todo um fim de semana, estou em crer que teve no responsável da prova, o Mestre Facebook o seu principal mentor. A Animação de Verão, todos os fins de semana de Agosto, nas praias do Vimieiro e Reconquinho, acolheu em Penacova um fenómeno que se poderá considerar no mínimo insólito. A fazer aulas de aeróbica, zumba e aerolocal era ver nas referidas praias a dona maria facebook, a sua filha ana facebook, a amiga adelaide facebook, o primo zé facebook....todos eles a praticar desporto na natureza. Faltou referir o trabalho da professora. A dra. Sara Facebook. Não menos importante. foram os torneios municipais de futebol e futsal do municipio. Todas as equipas, de todos os escalões do Concelho juntas....nas bancadas miudos e graúdos que aproveitavam os intervalos para actualizarem os seus murais do facebook. Se me perguntar os resultados agora, admito que não me lembro, mas bastará perder 30 segundos no facebook para lhe responder. 

Nas Galas do Desporto, admito que só tive curiosidade em ir ver as fotos finais, depois do espectáculo. Ainda tentei procurar fotos no facebook das edições anteriores à de 2011....não encontrei. O novo regulamento de apoio ao associativismo desportivo, com um aumento das comparticipações aos clubes de 30%, e onde são contemplados todos os desportos, ao contrário do que esteve em vigor até 2009 ( onde, veja lá bem e neste caso um tema tão grato para a sua freguesia, um atleta da equipa da atletismo do União Futebol Clube, que em 2009 se deslocasse a coimbra por exemplo para disputar uma prova, recebia do municipio um apoio de 2 euros para a inscrição e mais 20 centimos por cada kilometro), o novo regulamento das Piscinas Municipais, o novo sistema de cartões recarregaveis (até 2009, 5 cartões vendidos, neste momento mais de 100 por ano) e Cartões Familia (que até 2009 não existiam) posso informá-la que não foram feitos no facebook. Eu que não sou um expert em informática, quase que garanto a 100% que foram feitos em formato WORD. Voltando às piscinas, já houve pessoas que me questionaram se antigamente elas estariam abertas nos meses de Julho e Agosto.....que só agora tiveram conhecimento disso através do facebook. Obviamente que me sinto na obrigação de as informar e dizer que de facto não.....não estavam abertas nos meses de verão.Sei que por vezes, há pais e utilizadores das piscinas que vão pedindo informações através do facebook....se calhar os mesmos que inscrevem as cerca de 135 crianças nas férias desportivas da páscoa, verão e natal, que até 2009 se realizavam em moldes um pouco estranhos e onde se gastavam milhares de euros a adquirir os serviços do Grupo de Miro, quando agora se faz a mesma oferta do serviço, atrevendo-me a dizer, com muito mais qualidade e gastando 1/4 do valor. Já que falei no Grupo de Miro, e tal como viu na última Gala, foi agraciado junto com mais 4 instituições, estou a ponderar fazer um estudo, para saber se os 125 idosos inseridos no programa de Gerontomotricidade desde 2011 têm murais no facebook. Assim sempre lhes podemos ir enviando fotos das aulas.

Sabe cara vereadora, até poderia estar aqui muito mais tempo a descrever eventos, acções, normas, etc mas não seria fácil controlar o tempo. Bem sei que, em 2009, quando se realizavam cerca de 8 acções ou eventos anuais, o facebook ainda não estava muito divulgado...se calhar e devido à evolução dessa rede social, se façam agora 28....sim, repito....28 eventos ou acções desportivas e por ano no nosso Concelho.A juntar a tudo isto, acrescente todo o apoio que é dado a eventos realizados nas freguesias como é o caso do downhill de Lorvão, mais o Dia do Desporto em Friumes.E cá estaremos para apoiar todas aquelas que o solicitem, haja então essa vontade. A apoiar e a colaborar nos 6 eventos que a APPACDM promove anualmente, mais uns campeonatos do mundo e da Europa de Pesca. Uma final four da Taça AFC de Futsal, Caminhadas, o Beach Rugby, imagine só, pela primeira vez em Penacova. A dinamizar e a promover a prática da actividade física em datas como o dia da mãe, do pai, dia do coração. A acorrer às solicitações de clubes e associações na organização de eventos. A gerir um pavilhão municipal que neste momento tem uma taxa de utilização de praticamente 100% das 18 ás 23H. A zelar e gerir um espaço como saõ as piscinas Municipais que passou de 25 mil entradas para mais de 35 mil num espaço de 4 anos e mesmo assim conseguindo reduzir o consumo de água em perto de 1000m3, tal como o gás, através de medidas de eficiência energética. Implementando o novo sistema de controlo de entradas através dos cartões multimédia que vieram substituir os obsoletos cartões em papel.

Tenho que admitir que é de facto notavel, ouvir certo tipo de acusações sobre uma matéria tão importante como o facebook e depois poder apresentar estes factos. Notável não...diria mesmo que dá um enorme prazer.Até lhe vou confidenciar uma coisa. Acredite que até propostas de eventos temos recusado em Penacova devido a dificuldades de agenda. Já agora, e para terminar deixo-lhe uma sugestão: não tendo facebook, registe-se e peça amizade a uma página que se chama DesportoPenacova, ou solicite a quem lhe transmite certas informações que copie e lhe envie por mail todas as fotos que lá estão, bem como toda a divulgação feita sobre jogos, eventos e acções promovidas por clubes, associações e atletas do Concelho. Vai ver que não vai dar o seu tempo por mal empregue. Também a poderia convidar para acompanhar os colaboradores do desporto, na preparação de algumas actividades e eventos. Se passam tempo no facebook? passam, claro que sim, mas também já os vi empenhados muitas vezes a horas impróprias, em sitios que nem sequer lhe passa pela cabeça, a preparar eventos, provas....enfim, a garantir que tudo corra bem e que todos que vêm a penacova fiquem com vontade de cá voltar. Tenho a certeza que faltam aqui muitas coisas ou pormenores e apenas fiz um resumo até 2012....este ano já mais acções e eventos haveria para juntar a esta pequena lista. Se os vereadores do PSD pensam que é por chamarem este assunto à luta política que vão ganhar a confiança dos penacovenses, um último conselho lhes deixo. Consultem mais o facebook.

Bruno Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia as regras:
1 - Todos os comentários são lidos e tendencialmente moderados.
2 - Os comentários anónimos e ofensivos, ou aqueles cujo perfil não seja possível identificar, não serão publicados.
4 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.