PRÉMIO - Investigação em caça e pesca, dá prémio a Carlos Fonseca - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

25 de setembro de 2013

PRÉMIO - Investigação em caça e pesca, dá prémio a Carlos Fonseca

É docente e investigador na UA e acaba de conquistar o Prémio Ibérico FECIEX, atribuído no maior certame do género da Península Ibérica


Como já tínhamos noticiado, Carlos Fonseca, docente e investigador no Departamento de Biologia/CESAM da Universidade de Aveiro (UA), foi galardoado com o “Prémio Ibérico FECIEX 2013”, que distingue, todos os anos, personalidades, instituições ou organizações que se tenham destacado pelo trabalho desenvolvido em prol da potenciação dos valores ibéricos da caça, da pesca e da conservação da natureza e que tenha fomentado o encontro entre Espanha e Portugal nestas áreas. A FECIEX (Feira da Caça, Pesca e da Natureza), que este ano realizou a sua 23.ª edição, entre 19 e 22 deste mês, em Badajoz, é o maior certame do género em toda a Península Ibérica, contando com cerca de 200 empresas representadas, sendo que 30 por cento eram portuguesas, espalhadas por 30.000 metros de exposição.

Prémio reconhece dez anos de trabalho

Esta é também uma distinção da UA, através da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia (DBio), coordenada pelo professor Carlos Fonseca, que já tinha sido galardoada em Maio passado com o prémio “Investigação em Caça”.
Para o galardoado, este prémio “é o reconhecimento do trabalho e uma grande satisfação para uma equipa” , que “tem trabalhado nos últimos dez anos nesta área”. De acordo com Carlos Fonseca, este galardão é positivo também para a “aproximação Ibérica com os colegas de Espanha, pois temos os mesmos problemas e também podemos ter as mesmas soluções”, destaca.

Equipa centrada na população de veados

Carlos Fonseca é licenciado em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra e doutor em Biologia, pela UA. Actualmente é professor Auxiliar com Agregação, director do Mestrado em Ecologia Aplicada na UA e Vogal da Comissão Executiva do DBio da UA. Os projectos que a sua equipa está a desenvolver prendem-se com a gestão da população de veados de caça em Montesinho, com a monitorização das populações de cabra montês na Peneda Gerês (em Portugal e Espanha), e pela definição e classificação de um padrão genético de veado na Península Ibérica

A Unidade de Vida Selvagem

A UVS estuda a dinâmica das populações animais e dos seus habitats, a gestão e o ordenamento cinegéticos e piscícolas, a conservação, valorização e monitorização de áreas naturais e da sua biodiversidade, a aplicação de sistemas de informação geográfica à gestão dos recursos naturais e a genética populacional.

Jornalista Sandra Simões

Sem comentários:

Post Top Ad