ÁGUA - Torneiras de Penacova têm água de excelência

Autarca recebe hoje o “selo de qualidade”, durante a Conferência da Água, em Lisboa. Há 61 entidades galardoadas, das quais 11 municípios.


Sessenta e uma entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água vão ser hoje agraciadas com o “Selo de QualidadeExemplar da água para consumo Humano”. Entre elas encontra-se a Câmara de Penacova, a única autarquia da região, que faz parte de um lote de 11 municípios contempladas em todo o país. O Presidente da Câmara, Humberto Oliveira, recebe o prémio, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) que será entregue durante a 8.ª Expo Conferência da Água, a realizar em Lisboa.

Satisfeito com a distinção, o autarca sublinha que «cada vez mais Penacova é um sítio bom para viver, onde a qualidade de vida se destaca, sendo este prémio um indicador que enche os penacovenses de orgulho e dá ao município uma motivação acrescida para continuar o caminho pela qualidade que tem seguido e que agora tem mais visibilidade».

As 403 entidades que prestam serviço de abastecimento público de água, em todo o território nacional, foram submetidas a um conjunto de parâmetros de avaliação regulatória e 61 vão ser agraciadas com o selo de “Qualidade exemplar”. Um galardão que a Câmara de Penacova partilha com outras entidades da região, como a Águas da Figueira, Águas de Coimbra, Águas do Mondego e Águas do Zêzere e Côa. Também a Águas do Centro, do Lena, de Ourém, do Vouga e da região de Aveiro, bem como os Serviços Municipalizados da Nazaré e de Viseu vão receber este selo.

Trata-se de uma avaliação que envolve a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos e o Jornal Água& Ambiente, em colaboração com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil. «O panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança », defende a ERSAR. Todavia, «impunha-se a distinção daquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98% de água segura, se distinguem pela excelência», do serviço prestado adianta.

As entidades galardoadas, «depois de cuidada ponderação » do júri, vão receber um certificado e têm direito a usar essa imagem nas respectivas comunicações institucionais, como «marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores».

Com esta «alta distinção», «pode assegurar-se que, em Penacova, a água da torneira é de confiança e tem altíssima qualidade», sublinha nota da Câmara Municipal. «Um dos “clusters” do concelho é a água e a aposta e o investimento que Humberto Oliveira tem vindo a fazer nos últimos anos é agora distinguido e evidenciado», conclui.

  etiquetas ,