BUÇACO - Intervenções e trabalhos de conservação de habitat único iniciaram-se este mês - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

8 de novembro de 2013

BUÇACO - Intervenções e trabalhos de conservação de habitat único iniciaram-se este mês


Os trabalhos de controlo e erradicação de espécies exóticas e invasoras em curso na Mata Nacional do Buçaco atingiram este mês, pela primeira vez, as áreas de Adernal, um habitat único. Recorde-se que estas intervenções são apoiadas pelo Projeto BRIGHT, que visa salvaguardar as espécies existentes naquela área de Adernal.

Após ensaios piloto realizados em áreas de Adernal, ao longo destes primeiros dois anos de Projeto, as equipas de operários e reclusos, que diariamente intervêm na requalificação da Mata Nacional do Buçaco, encontram-se agora a trabalhas nas primeiras áreas de adernal degradado.

Recorde-se que os trabalhos executados prioritariamente em parcelas do Pinhal do Marquês, onde as exóticas invasoras surgiam em povoamento denso, já estão consolidados.

A conservação do Adernal, um habitat cuja distribuição europeia atualmente estudada e descrita se restringe aos escassos hectares existentes na Mata do Buçaco e alguns hectares adicionais fora da cerca, é uma mata com caráter reliquial, cuja existência justificou a aprovação do projeto BRIGHT, pela Comissão Europeia, em 2010. O apoio europeu ao projeto, que teve também em conta o desenvolvimento e aplicação de metodologias inovadoras de combate a espécies invasoras, - em especial os pitósporos e a erva-do-diabo, para as quais a experiência em Portugal era nula ou escassa – teve em conta igualmente a grande aposta de envolvimento de voluntariado nos trabalhos, conforme se tem vindo a verificar.




Os trabalhos com os pitósporos e erva-do-diabo, pioneiros a nível nacional (e mesmo a nível europeu no caso do controlo da erva-do-diabo), têm decorrido a par com o controlo e erradicação de acácias, para as quais já existia bastante conhecimento mas que também nunca haviam sido aplicados sistematicamente da forma executada no Buçaco. E, complementarmente, com a reconversão ecológica das áreas mãos degradadas, através de plantações com espécies autóctones com as quais se procura substituir a presença das invasoras.

Não tendo sido no ano de 2013 promovida qualquer ação simbólica de comemoração dos primeiros dois ano do projeto, que decorreu em Setembro último, o facto de se estar a atingir finalmente a mancha de Adernal com trabalhos contínuos é contudo, para a Fundação Mata do Buçaco, a melhor forma de o celebrar. De facto, esta constitui a prova evidente de que a equipa interna de operários, os reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra e também os voluntários individuais e das mais variadas instituições, conseguiram num espaço de tempo curto assegurar os trabalhos previstos, apesar dos esforços adicionais a que o temporal de janeiro obrigou.



A Fundação Mata do Buçaco recorda ainda que, à semelhança do sucedido em 2012, a semana de 23 de Novembro a 1 de Dezembro, incluirá uma vasta programação de atividades análogas às realizadas ao longo do ano, como forma de potenciar a sua divulgação e um maior envolvimento de todos os interessados na conservação da Mata Nacional do Buçaco. O Sement Event 2013 está à porta, agora que se chegou também “às portas do Adernal”.

Cândida de Sá 
Sector de Comunicação 
Fundação Mata do Buçaco | Mata do Buçaco | 3050-261 Luso
tel.: 231 937 000 | www.fmb.pt

Sem comentários:

Post Top Ad