PARTICIPAÇÃO CÍVICA - “Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania”

A Sala de Apoio ao Auditório das Piscinas Municipais de Penacova, acolheu uma sessão de participação cívica dedicada à temática “Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania”. Cerca de trinta pessoas tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião sobre o Plano de Acessibilidade Inclusiva relativo ao município de Penacova.



Os participantes foram integrados em atividades de grupo, orientadas por Alexandra Serra (Psicóloga, Professora e Investigadora do ISCSN (CESPU, CRL)) e Teresa Santos (Psicóloga e Investigadora da FPCEUP), tendo sido convidados a partilhar ideias, debater pontos de vista, resolver situações e discutir cenários futuros sobre o município. Do programa constou o “Acolhimento e Enquadramento do Projeto”, seguido de uma atividade em pequeno grupo dedicada a “Repensar a acessibilidade para todos em Penacova”. A iniciativa terminou com o debate “Decidir sobre a acessibilidade para todos: agora somos nós!”.

A iniciativa foi organizada pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (ISCSN), com o apoio da Câmara Municipal de Penacova, do POPH, do QREN, da União Europeia e do Governo Português.

PROJETO ISA - Inclusão Social pela Acessibilidade Cofinanciado pelo Município de Penacova e pelo POPH
Projeto ISA - Inclusão Social pela Acessibilidade surge no quadro mais amplo do projeto desenvolvido pela ProAsolutions.pt que sustenta a elaboração de um Plano Municipal para a Acessibilidade Inclusiva ou “Para Todos”. No seu todo, este projeto é cofinanciado pelo Município de Penacova e pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano) através do designado Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade).

O Projeto ISA coordenado pela FPCE-UP tem em vista promover a participação cívica e a inclusão efetiva dos munícipes no processo de desenvolvimento daquele plano municipal. É exatamente neste âmbito que surge a sessão coletiva de participação cívica designadaPensar a Acessibilidade para Todos enquanto Exercício de Cidadania.
Esta sessão consiste na 2ª fase (Estudo 2) de uma investigação mais ampla tendo sido precedida de uma fase de consulta individual, via questionário ou entrevista, a 326 munícipes de Penacova com idade superior a 14 anos. A sessão de participação cívica teve um formato de workshop sendo pensada para um grupo de 35 participantes com a duração aproximada de duas horas. Esta iniciativa visou proporcionar aos/às munícipes de Penacova mais uma oportunidade de poderem expressar a sua opinião sobre o Plano de Acessibilidade Inclusiva relativo ao seu município. Os/as participantes foram integrados/as em atividades de grupo, orientadas por duas psicólogas, sendo convidados/as a partilhar ideias, debater pontos de vista, resolver situações e discutir cenários futuros sobre o seu município. A sessão de participação teve dois objetivos principais: pretendeu-se que, por um lado, (1) fosse um complemento aos resultados obtidos no Estudo 1 e que, por outro, (2) fosse, em si mesma, um mecanismo de intervenção do Município junto da comunidade local. As principais conclusões deste encontro serão posteriormente apresentados publicamente, juntamente com os resultados do Estudo 1.

NI/MP

  etiquetas ,