GASTRONOMIA - Época da lampreia estimula “economia e turismo local” - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

21 de janeiro de 2014

GASTRONOMIA - Época da lampreia estimula “economia e turismo local”

A abertura da época lampreia - ciclóstomo cuja captura apenas é permitida entre início de Janeiro e finais de Abril - permite ao concelho de Penacova alavancar a economia local da restauração e do turismo durante três meses. Ao longo deste período, milhares de pessoas afluem a Penacova para degustar um dos “ex libris” gastronómicos do concelho, que é promovido nos 12 restaurantes que aderiram à iniciativa que terá como ponto alto a realização do Festival da Lampreia (entre 21 e 23 de Fevereiro).


Para Fernanda Veiga a lampreia «tem uma importância estratégica» de grande impacto «no desenvolvimento económico da restauração», dado que «é um produto sazonal e muito apreciado».

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penacova, porém, sublinha que «o turismo no concelho também ganha com esta iniciativa», uma vez que «a época da lampreia atrai um número muito elevado de visitantes e essa dinâmica é notória a nível desse sector ao longo dos meses em que se promove esta iguaria».

A autarca confirma que os moldes do Festival da Lampreia e da própria época do ciclóstomo vai decorrer dentro dos moldes habituais, sublinhando que «a inovação introduzida em 2013, que passou «por promover este prato gastronómico não apenas no festival, mas sim durante toda a época, resultou muito bem e, por isso, será mantida».

A parte cultural será outras das vertentes em que a Câmara de Penacova irá apostar durante este período, no entanto, com a maior actividade centrada no fim-de-semana do festival.

«As actividades culturais vão ser igual mente muitos fortes. Neste momento estamos a preparar a exibição de uma revista à portuguesa e de outras pequenas apresentações para a altura em que estiver a decorrer o festival», adiantou a responsável pela cultura do município.

Entretanto, e no âmbito da promoção deste produto gastronómico, encontram-se abertas as inscrições para a Maratona BTT Rota da Lampreia, promovida pela autarquia. Os interessados em participar no evento, que terá lugar a 9 de Março, poderão fazê-lo on-line em http://www.cmpenacova.pt/btt/btt.php

Jornalista Ricardo Busano

Sem comentários:

Post Top Ad