REDE SOCIAL DE PENACOVA promove Plano de Ação dirigido a todas as faixas da população - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

9 de abril de 2014

REDE SOCIAL DE PENACOVA promove Plano de Ação dirigido a todas as faixas da população

“No âmbito do Plano de Ação da Rede Social para o ano de 2014, o Conselho Local de Ação Social de Penacova, promoverá ao longo do ano 2014 a realização de atividades lúdicas, recreativas e formativas destinadas, maioritariamente, à população sénior do concelho, mas abertas também a todas as faixas população que pretendam participar nos eventos.
Encontram-se previstas, ao longo do ano de 2014, inúmeras atividades de âmbito e públicos-alvo diversificados, em cuja organização se encontram envolvidas a Câmara Municipal, o Centro de Saúde, a Segurança Social, a CPCJ, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia e Associações Locais.
“Tendo em consideração a perspetiva humana, social e local”, como refere Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, “ao desenvolvimento local, torna-se fundamental mobilizar todos os intervenientes em objetivos concretos que visem em primeira instância solucionar os problemas sociais do concelho, mas também que dinamizem as forças vivas existentes com vista à criação de uma dinâmica territorial estruturada e estruturante”. Humberto Oliveira acrescenta que “esta dinâmica tem, no concelho de Penacova, com o total empenho de todos os parceiros que constituem o Conselho Local de Ação Social (Município, IPSS’s, Associações Locais, Escolas, Juntas de Freguesia, Centro de Saúde, GNR, Segurança Social), permitido desde a criação do CLAS, em 2001, estabelecer parcerias concertadas, de grande dinamismo, que rentabilizam meios e sinergias, colocando ao dispor de toda a população, mas, obviamente, com um particular enfoque na população sénior, um conjunto de atividades diversificadas que visam prioritariamente o combate ao isolamento”.
INICIATIVAS

As iniciativas terão início já no próximo dia 27 de abril, com a realização, na Casa do Povo de Penacova, entre as 16:00h e as 19:00h, da Comemoração do Dia Mundial da Dança & Chá Dançante, evento dirigido a munícipes com idade a partir dos 65 anos que contará com a apresentação de aula de dança, baile e lanche.
Ao longo do ano as atividades diversificam-se, desafiando as famíliasno Dia Internacional da Família, para o teatro com a peça “A Liberdade está a passar por Aqui”, apresentada no dia 17 de maio, pelo Grupo AtrapalhArte, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro Cultural, pelas 21H30.
O evento Chá Dançante, tarde dançante com lanche, repetir-se-á nas tardes dos dias 25 de maio e 28 de setembro, na Casa do Povo de São Pedro de Alva, e a 29 de junho na Casa do Povo de Penacova, sempre entre as 16H00 e as 19H00.
A tradicional comemoração do Dia de N. Sra. da Ascensão – Dia da Espiga (29 de maio), terá este ano lugar no Complexo Social de Miro, sendo o programa composto por um passeio matinal, missa campal, atividades diversas de animação, almoço e baile.
No âmbito do Plano de Ação da Rede Social serão igualmente realizadas visitas culturais destinadas à população sénior do concelho: a 19 de junho, o tradicional Passeio da Primavera, levará os seniores à Marinha Grande, Alcobaça seguido de almoço e visita às praias próximas; a 09 de outubro, terá lugar o Passeio do Outono, que, desta feita, terá como destino o Douro vinhateiro.
A 26 de julho, o Dia dos Avós será dedicado a todos os avós do concelho, encontrando-se programada uma Gala de Dança na Casa do Povo de Penacova e um convívio no Largo do Terreiro (Pérgola Raúl Lino).
O tradicional Magusto que junta a população do concelho e os utentes das diferentes IPSS’s do concelho, num convívio interinstitucional e intergeracional, terá lugar, em Lorvão, no dia 11 de novembro.
As atividades lúdicas e recreativas previstas no Plano de Ação da Rede Social de Penacova para o ano 2014, encerrarão a 19 de dezembro, com a realização da Festa de Natal Sénior, dirigida a munícipes com idades a partir dos 65 anos.

MAIS INFORMAÇÕES OU DECLARAÇÕES, PF CONTACTAR O VICE-PRESIDENTE DO MUNICÍPIO, Dr. João Azadinho (tlmv: 915 005 343)

NI/MP

Post Top Ad