ENSINO - Município lança campanha "é bom estudar em Penacova



O município de Penacova acabou de lançar uma campanha dirigida à comunidade, com o intuito de realçar a qualidade de ensino dos estabelecimentos do concelho e dando a conhecer as várias medidas que serão implementadas no próximo ano letivo. Esta campanha, designada "é bom estudar em Penacova", procura evidenciar as condições proporcionadas pelo município para as crianças e jovens estudarem no concelho.

Segundo João Azadinho, vice-presidente do município, com a tutela da Educação, "o esforço que a câmara faz em benefício da comunidade escolar compreendem a oferta dos manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo, a comparticipação no material escolar, a atribuição de prémios de mérito, a distribuição de fruta e a oferta de natação escolar aos alunos do 1º ciclo, o transporte escolar, o aumento do número de bolsas de estudo a conceder, bem como o financiamento de projetos educativos a instituições, entre outros ".

A estas medidas junta-se uma outra, que o município pretende que seja diferenciada da oferta existente, que é a Escola de Artes. Esta tem como objetivo principal servir toda a comunidade do concelho, considerando a necessidade de criar condições para que todos os jovens tenham hipóteses de seguir uma carreira artística e cultural. O fundamento da Escola de Artes de Penacova é formar os jovens para que estes possam integrar as mais diversas modalidades musicais e artísticas, assim como, proporcionar-lhes mais uma forma de seguir os seus estudos superiores na área da música. Como esclarece Fernanda Veiga, vereadora da Cultura, "a ideia surgiu não só com uma atitude educativa, mas também como uma forma de crianças e jovens ocuparem os seus tempos livres, aprendendo num ambiente saudável de agradável convívio entre eles apostando na culturalização e formação musical dos jovens, principalmente os que muitas das vezes não têm ao seu alcance este género de ensino".

Segundo Humberto Oliveira, presidente do município, "a implementação destas medidas tem como objetivo o aumento do número de alunos nas nossas escolas, quer para alunos de cá como para os de outros concelhos". Humberto Oliveira salienta ainda "a qualidade das infra-estruturas escolares, como a recente conclusão da EB1 de Penacova ou a construção do novo centro escolar de Lorvão, para além das intervenções de melhoria na EB1 de Figueira de Lorvão ou no Jardim de infância da Aveleira, bem como a requalificação prevista na EB1 da Aveleira".

NI/MP

  etiquetas ,