NATUREZA - Liga para a Protecção da Natureza assina Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico


LPN subscreveu o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-ibérico, reforçando o seu continuado empenho neste tema, e esperando que esta iniciativa impulsione a recuperação da espécie e dos seus habitats em Portugal.

Foi publicamente lançado o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico, no âmbito do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal (PACLIP). A LPN – Liga para a Protecção da Natureza congratula-se pela assinatura deste documento, que representa um importante compromisso da sociedade Portuguesa em torno da recuperação deste felino criticamente em perigo de extinção.  

O Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico foi elaborado no âmbito da Comissão Executiva do PACLIP, tendo reunido contributos e preocupações das diferentes entidades que a constituem, designadamente representantes dos sectores agrícola, florestal e cinegético, da Academia, da Administração Pública e das Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGA). A LPN, uma das representantes das ONGA nesta Comissão, participou activamente na elaboração deste Pacto e considera que a sua aprovação e assinatura constitui mais um importante passo na conservação do lince-ibérico em Portugal, ao congregar um conjunto muito alargado de entidades em apoio a esta causa.

Este Pacto estabelece os objectivos e compromissos no âmbito da conservação do lince-ibérico, incluindo um referencial de procedimentos, estável e transparente, tendo em vista a consolidação do envolvimento de todos os intervenientes neste processo, em particular dos agentes ligados aos sectores agrícola, florestal e da caça.

A conservação do lince-ibérico é um tema a que a LPN dedica especial atenção há já longos anos, desde o final da década de 70 com a campanha nacional “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata, e actualmente através do Programa Lince, criado em 2004 para contribuir para preservação desta espécie e dos seus habitats em Portugal, ao abrigo do qual tem desenvolvido diversos projectos e actividades na última década. Acreditamos que o Pacto agora lançado demonstra a importância do envolvimento dos diferentes sectores e sensibilidades na conservação do lince-ibérico, representando uma oportunidade para promover ainda mais a desejável colaboração entre todos os envolvidos da gestão do território rural que serve de habitat a esta espécie. Mais ainda, constitui uma oportunidade única de unir toda a sociedade em torno da conservação do lince-ibérico, sendo que qualquer cidadão ou entidade poderá subscrever este Pacto.

Com a sua assinatura a LPN reafirma o seu empenho da conservação do lince-ibérico, apelando a todos aqueles que a título individual ou colectivo apoiam a conservação desta espécie, que subscrevam e divulguem o Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico. O apoio e reconhecimento da sociedade Portuguesa aos esforços de conservação desta espécie é essencial para a sua recuperação em território nacional e poderá ser o impulso necessário para que em breve voltemos a ter populações estáveis deste felino globalmente ameaçado em Portugal.
  
Para subscrição do Pacto Nacional para a Conservação do Lince-Ibérico:

  etiquetas ,