PAIXÃO DE CUIDAR lança concurso para quem cuida de população idosa

No decorrer da última década, segundo dados do INE, Portugal viu o número de cidadãos acima dos 65 anos de idade subir para os 2,023 milhões, correspondente a cerca de 19 por cento da população. Face a esta realidade, e procurando valorizar o acompanhamento físico e mentalmente exigente dos prestadores de cuidados, chega agora a Portugal, depois de Itália e Espanha, o programa Paixão de Cuidar. Trata-se de uma iniciativa dedicada a todos os cuidadores que lidam, acompanham e cuidam da população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país.

Todos os prestadores de cuidados que, no seu dia-a-dia, trabalham e cuidam de pessoas seniores, que vivem em instituições e necessitam de um apoio contínuo e extrema dedicação - enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas, assistentes sociais, fisioterapeutas, animadores – poderão a partir deste mês participar através da partilha do seu testemunho, através de histórias, ou imagens que transmitam momentos únicos relacionados com o seu dia-a-dia.

No final de Outubro serão conhecidos os vencedores das duas categorias "Melhor História" e da "Melhor Ilustração" que irão usufruir de um intercâmbio de experiências com uma instituição em Espanha (viagem com estadias e visitas incluídas), havendo ainda um reconhecimento especial para "A instituição mais participativa".

O regulamento da iniciativa  está disponível em www.paixaodecuidar.pt. Paralelamente a esta iniciativa promovida pela TENA, está a decorrer a petição pública para a criação do Dia do Cuidador. A efeméride visa homenagear os cuidadores informais e profissionais que, diariamente, se dedicam a proporcionar melhores condições de vida a familiares e a uma população idosa institucionalizada.2

Os portugueses poderão participar na dinamização desta causa através da assinatura da petição em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N71426.

Recorde-se que, desde que está presente em Portugal, a TENA já trabalhou com centenas de instituições e lares de terceira idade, e milhares de Cuidadores, desenvolvendo continuamente projetos em estrita articulação com os mesmos. Pela sua própria atuação, na área da incontinência urinária, detém uma visão privilegiada sobre o trabalho dos cuidadores, direcionada para as várias dificuldades que enfrentam diariamente no convívio e tratamento de pessoas com condições físicas também já debilita.

Para mais informações:
Sofia Aguiar/Andreia Sá
Tlm: 910942601/913386620

  etiquetas