DESPORTO - Penacova aposta em desportos motorizados para atrair pessoas ao concelho

O presidente da Câmara de Penacova, disse hoje que o investimento inicial no Circuito da Atalhada, uma pista de autocross e kartcross, ronda os 130 mil euros e deverá estar finalizado dentro de dois meses.


"Numa primeira fase do projeto, que deverá ficar concluída dentro de dois meses, foram investidos perto de 130 mil euros. A outra fase dos investimentos ficará para 2015", esclareceu Humberto Oliveira.
Em declarações à agência Lusa, o autarca de Penacova explicou que o projeto do Circuito da Atalhada foi pensado para dar vida à Serra da Atalhada, onde já existia uma pista em terra batida para atividades amadoras de autocross e kartcross.
"A pista tinha sido construída por iniciativa do município há alguns anos, mas estava completamente abandonada e sem qualquer utilização. De há dois anos a esta parte começamos a olhar para aquela infraestrutura como um espaço de potencial utilização, promoção e de estratégia para trazer pessoas a Penacova", realçou.
De acordo com Humberto Oliveira, a pista já foi melhorada, assim como as estruturas de apoio a esta infraestrutura.
"No edifício de apoio à pista funcionará um bar, sendo aqui que estará localizada toda a parte técnica das provas. Ainda há aspetos a melhorar, mas estamos convictos de que com este investimento poderemos trazer mais gente de fora a Penacova", alegou.
O Circuito da Atalhada, implantado numa área total de cerca de 10 hectares, compreende uma pista com perímetro de 1,1km, tendo a largura média do traçado de aproximadamente 14 metros.
Para além de provas desportivas motorizadas, o espaço contará ainda com outros projetos complementares, tais como "um centro de BTT".
"No futuro, queremos evoluir a pista para uma pista de rallycross com homologação internacional do Circuito da Atalhada, de forma a comportar competições de caráter europeu e mundial", acrescentou o representante do Município de Penacova, que terá como parceira deste projeto a empresa Extra Motion.
Humberto Oliveira informou ainda que, num espaço adjacente, ficam situados os Moinhos da Atalhada, propriedade do Município, que pretendem requalificar "muito em breve".
"Queremos tornar todo o espaço mais agradável e com outra amplitude, dando apoio também a restaurantes ou para alojamento", concluiu.|Lusa

  etiquetas ,