ENSINO - Pais de Figueira de Lorvão aguardam parecer de provedor


O provedor da Justiça garantiu, em reunião que manteve anteontem com a Comissão de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Figueira de Lorvão, celeridade na resposta aos problemas e anseios apresentados pela respectiva comissão.

Recorde-se, que os pais e encarregados de educação de Figueira de Lorvão não se conformam com a não aprovação de cinco turmas para abranger os 86 alunos matriculados no estabelecimento de ensino do concelho de Penacova, sendo que «sete dessas crianças estão referenciadas como tendo necessidades educativas especiais, prevendo nos seus Processos Educativos Individuais que sejam integradas em turmas com dimensão reduzida (até 20 alunos), como definido na lei».

A Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) alega, no entanto, que
«quatro das sete crianças deixaram, no presente ano lectivo, de ter necessidades educativas especiais», situação sobre a qual «não existe qualquer sustentação», diz a comissão.

«Neste momento nada mais há a acrescentar nas posições dos pais e da DGEstE, pelo que apenas nos resta esperar pelo parecer do provedor de Justiça, que não é vinculativo, depois de serem ouvidas as outras partes (Agrupamento e DGEstE)», afir mou Jhonny Rocha.

O representante da Comissão de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Figueira de Lorvão adiantou, porém, que o provedor garantiu que «iria procurar dar uma respostas no mínimo espaço de tempo possível, atendendo à urgência da situação».

Depois de se terem manifestado junto do estabelecimento de ensino e boicotado o início das aulas (dia 15 de Setembro), exigindo o “cumprimento da lei”, os pais e encarregados de educação permitiram que os seus filhos regressassem à escola na sexta-feira passada, não por estarem conformados com a decisão da DGEstE mas apenas para não prejudicarem as crianças de duas maneiras.

«Os alunos já são prejudicados pelo facto de existir quatro turmas, por isso, não faria sentido, estarmos a prejudicá-los da duas maneiras», referiu Jhonny Rocha. R.B.

  etiquetas ,