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30 de setembro de 2014

PORDATA - Penacova, Peniche e Cantanhede vencem concurso PORDATA/RBE 2014


Alunos do ensino secundário de Cantanhede, Penacova e Peniche, foram os grandes vencedores do concurso promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e receberam ontem os respectivos prémios (um iPad), na Escola Avelar Brotero, em Coimbra.

Em quarta edição, o concurso destinava-se a trabalhos efectuados com recurso à PORDATA, base de dados de Portugal criada pela FFMS há cinco anos. O objectivo do concurso, contextualizou ontem Nuno Garoupa, presidente da fundação, foi o de fazer chegar às camadas mais jovens um conjunto de informações e de instrumentos que contribuam para a sua formação.

O objectivo foi conquistado, chegando a milhares de alunos e hoje, assumiu, «a PORDATA estabeleceu-se como instrumento de ensino». O sucesso da iniciativa permite antever o prolongamento da pareceria entre a FFMS e a RBE, muito provavelmente noutro formato.

Também presente na sessão de entrega de prémios, a coordenadora da RBE, Manuela Pargana da Silva, destacou as possibilidades que a PORDATA introduz, permitindo novas metodologias e formas de trabalho, antes de considerar que a «literacia estatística não tem sido das melhores tratadas» no ensino.

A construção do saber através de dados estatísticos, como sintetizou Maria Valente Rosa, directora da PORDATA, resultou em três trabalhos elogiados pelos presentes. De temas diversificados - geografia, filosofia e economia - «mas que se cruzam», como diria Manuela Pargana da Silva, perspectivando que no futuro os trabalhos desenvolvidos resultarão no acompanhamento das respectivas temáticas com uma abordagem mais interventiva por parte dos alunos.

Os trabalhos distinguidos incidiram em temas actuais e prementes da sociedade portuguesa. Isa Vieira e Marta Vieira, então alunas do 12.º ano da Escola Secundária de Peniche (hoje no ensino superior) elaboraram, em colaboração com a professora Anabela Lino, um vídeo em que analisam a natalidade. “Onde andam os bebés?”, ao apresentar dados comparativos entre regiões, a par da reflexão crítica de condicionamentos e possíveis soluções.

Os alunos David Alves, Diogo Silva e Diogo Gomes (Filosofia do 10.º do Agrupamento de Escolas de Penacova) também partiram de uma interrogação - “Solidão inerente ao envelhecimento: situação inevitável e natural ou atentado à dignidade humana?”. Com o apoio das professoras Adelaide Claro e Lurdes Dias, observaram vários vectores da problemática, com as conclusões a não deixarem de fora o egoísmo social como uma das causas da solidão.

“Qualificação e desenvolvimento económico” foi o tema do terceiro trabalho distinguido. Gustavo Guerra, João Branco e Nuno Neto (Economia do 12.º ano, Escola Secundária de Cantanhede) apuraram, com a orientação dos professores José Manuel e Isabel Bernardo, a relação entre o sistema educativo e o desenvolvimento económico. O maior nível formativo não tem contribuído necessariamente para a melhoria económica num país em que o tecido económico tem dificuldade em absorção da mão-de-obra qualificada.


Na cerimónia participaram ainda o director-geral da Educação, Fernando Reis, e o director da Escola Avelar Brotero, Manuel Esteves da Fonseca. | DC


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