TURISMO CENTRO DE PORTUGAL - Comemoração do Dia Mundial do Turismo



A Organização Mundial de Turismo (OMT) escolheu o tema "Turismo e Desenvolvimento Comunitário" para celebrar o DIA MUNDIAL DO TURISMO (DMT) de 2014. Neste contexto, a Turismo Centro de Portugal junta-se à OMT nas comemorações do DMT com um conjunto de iniciativas direccionadas para a promoção do território, desenvolvimento de ferramentas multimédia e marketing direto. As iniciativas decorrem de 26 a 28 de setembro em toda a região Centro.

Deste modo, na próxima sexta-feira 26, pelas 15 horas, na Torre de Anto, localizada em Coimbra, decorre a apresentação pública do projeto “Smart City Guides - Dream and Walk in Time”. Nova ferramenta multimédia promocional do Centro de Portugal, o Smart City Guides é uma aplicação móvel disponível para sistemas IOS e Android, que utiliza a tecnologia JiTT  (Just In Time Tourist), desenvolvida pela empresa iClio. Com base em tecnologia GPS, a aplicação parte da localização geográfica do utilizador e encaminha-o para os locais mais interessantes através de um mapa detalhado. O projeto engloba sete "Smart City Guides" (para as cidades de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Óbidos e Leiria/Fátima), além de uma aplicação mais generalista que engloba os 100 municípios da Região Centro de Portugal. Os conteúdos da aplicação são originais, desenvolvidos pela iClio, após pesquisa prévia em cada cidade para conhecer quais os locais que estão na moda, assim como outras particularidades. O cuidado na criação de conteúdos adaptados culturalmente às realidades dos vários destinos, bem como a preocupação estética do ponto de vista da voz que conduz o utilizador – Rui Unas - são detalhes que fazem com que o turista se sinta praticamente acompanhado por um guia real, tornando o JiTT/ Smart City Guides num guia personalizado que faz toda a diferença em viagem.

No sábado 27 de Setembro, pelas 12 horas, no Mosteiro da Batalha, decorre a apresentação do projeto “Rede de Património Mundial do Centro de Portugal”. O projecto visa valorizar turisticamente o excepcional património cultural, paisagístico e humano da Região Centro de Portugal, designadamente a partir do que está integrado na lista Património Mundial da UNESCO [Mosteiro da Batalha (Batalha); Convento de Cristo (Tomar), Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça), Universidade de Coimbra, Alta e Sofia (Coimbra)], através da criação de um referencial comum de intervenção e comunicação.

De 26 a 28 de setembro, os turistas são recebidos nos postos de turismo Centro de Portugal, com diversas iniciativas de animação. Destaque para os momentos de degustação de produtos regionais, provas vínicas, oferta de merchandising, entre outras ações promocionais.

No Dia Mundial do Turismo, e durante todo o fim de semana, o Centro de Portugal vai estar repleto de animação, dado o elevado número de iniciativas culturais promovidas pelos municípios, e pelas empresas de animação turística que operam no território.

Gabinete de Comunicação Turismo Centro de Portugal

  etiquetas ,