DIOCESE DE COIMBRA - Novo vigário geral já tomou posse - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de outubro de 2014

DIOCESE DE COIMBRA - Novo vigário geral já tomou posse


O novo vigário geral da diocese de Coimbra, o padre Pedro Miranda, já está em funções, sucedendo a Manuel Leal Pedrosa, que assumiu o cargo durante 37 anos. «Monsenhor Leal Pedrosa foi uma preciosíssima ajuda para mim, de estímulo, sobretudo no assumir da minha missão de bispo diocesano», salientou D. Virgílio Antunes, na tomada de posse de Pedro Miranda, que decorreu no Seminário Maior de Coimbra.

Na ocasião, o bispo agradeceu ao presbitério diocesano a co-laboração na escolha do novo vigário geral, numa consulta à qual responderam cerca de 80 sacerdotes. Seguiu-se o momento mais solene, com o juramento e profissão de fé do estilo do padre Pedro Miranda, que, quando conheceu a decisão de D. Virgílio Antunes se encontrava ao serviço das paróquias de Lorvão, Figueira de Lorvão e Sazes.

Nomeado, a 1 de Outubro, juiz do Tribunal Eclesiástico de Coimbra e assistente da Asso-ciação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) – núcleo de Coimbra, Pedro Miranda tem também uma forte ligação à música, sendo professor da Escola Diocesana de Música sacra e director do grupo Ançã-ble.

Natural de Ançã, onde nasceu a 17 de Maio de 1964, Pedro Miranda entrou para o seminário a 2 de Outubro de 1989 e foi ordenado presbítero a 9 de Junho de 1995. Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e em Direito Canónico pela Universi-dade Pontifícia de Salamanca, prepara, actualmente, o seu doutoramento.

Na tomada de posse de Pedro Miranda, D. Virgílio Antunes agradeceu também ao próvigário geral Aníbal Pimentel Castelhano, que cessou funções de reitor do seminário e está agora em Penacova, Carvalho e Friúmes.| Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia as regras:

1 - Todos os comentários são lidos e tendencialmente moderados.
2 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
3 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.