OPEN DAYS - Região Centro presente na Semana Europeia das Regiões e Cidades


A 12.ª edição dos Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades tem hoje início em Bruxelas.

Durante quatro dias, mais de 6.000 representantes das regiões e das cidades da Europa estarão reunidos para trocar pontos de vista sobre como transformar a Política de Coesão reformada da UE numa realidade para a criação de emprego e crescimento.

A região Centro irá estar presente através de uma comitiva liderada por Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Centro (CCDRC), e engloba os principais atores institucionais de áreas como a investigação, inovação e competitividade.

Em Bruxelas, a região estará representada em quatro momentos. O primeiro acontece amanhã de manhã, altura em que decorrerá um workshop onde se discutirá se a especialização inteligente é a forma mais adequada para aumentar o emprego e o crescimento de forma sustentável. Refira-se que a região Centro integra uma parceria regional “Smart Partnerships for jobs and growth”, composta por um conjunto muito diversificado de regiões. A saber: East of England (Reino Unido), West Norway e Mid Norway (Noruega), Central Denmark (Dinamarca), Warmia and Mazury e Silesia Region (Polónia) e Split-Dalmatia (Croácia).

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, será uma das oradoras nesta sessão, através de uma intervenção sobre a estratégia de especialização inteligente do Centro, intitulada “Centro doing Smart”. A sua intervenção servirá para abordar as prioridades definidas na RIS 3 (Research and Innovation Smart Specialisation Strategy) do Centro para a investigação, inovação e competitividade nos domínios diferenciadores e plataformas de inovação, bem como o respetivo modelo de governação. Os exemplos vindos do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) e a abordagem inovadora ao tema do envelhecimento ativo e saudável são os dois exemplos que irão ser apresentados em Bruxelas.

Financiamentos da EU

O workshop termina com um networking lunch que, este ano, a região Centro aproveitou para transformar numa oportunidade de promoção da região e dos seus produtos. Assim, o almoço será um momento de degustação de um conjunto muito diverso de produtos como o queijo, enchidos e conservas a mel, azeite, fruta e o tradicional pastel de nata de bacalhau.

Da parte da tarde, a CCDRC e a Representação Permanente de Portugal (REPER) junto da UE organizam uma sessão para promover as oportunidade de financiamento através de instrumentos geridos diretamente pela Comissão Europeia. A ideia é criar um momento de debate entre os agentes regionais presentes nos Open Days, os técnicos da REPER que acompanham estas matérias e os elementos da Comissão Europeia que trabalham diretamente com estes instrumentos, designadamente o Horizonte 2020 e o Cosme.

Os participantes nos Open Days terão ainda oportunidade de ver vídeos de apresentação de projetos de excelência e exemplos de boas práticas em desenvolvimento regional e urbano, de toda a Europa, financiados por fundos estruturais. O centro estará representado, amanhã e quarta-feira, por um vídeo do Biocant, o primeiro e único parque de biotecnologia de Portugal sediado em Cantanhede, que teve uma comparticipação do Programa Mais Centro, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de cerca de nove milhões de euros. | António Alves

  etiquetas , ,