SOLIDARIEDADE - Recuperação do Marco mobiliza Penacova


Cada caixa de comprimidos custa 4.886 euros. Marco Manuel Fernandes Assunção já tomou a primeira. Faltam agora mais duas, o que significa multiplicar esta verba por dois. Um custo elevado, quão elevada é a esperança de recuperação.

Carteiro de profissão e bombeiro nos Voluntários de Penacova, Marco começou, há cerca de três anos, uma dura batalha contra a doença. Até agora tem vencido os tumores que começaram no fígado, conta Carlos Silva, primo de Marco, e recentemente começaram a «apanhar os pulmões». O carteiro já foi submetido a tratamentos de quimioterapia, mas a resposta deixou de ser eficaz.

De acordo com o primo, proprietário de um café na Rua Carlos Seixas, em Coimbra, «Marco foi aconselhado por um médico a fazer um tratamento», todavia, o “remédio” em causa «ainda não está aprovado pelo Infarmed», o que significa um acesso difícil e, sobretudo, significativamente caro. «Cada caixa custa 4.886 euros», precisa Carlos Silva, sublinhando que o tratamento do primo implica «pelo menos três caixas».

O dinheiro para a primeira “fez-se” e, agora, amigos e familiares desdobram-se em esforços no sentido de conseguir reunir os fundos necessários para manter viva a esperança. Particularmente em S. Mamede, terra de onde era natural o pai de Marco (já falecido, vítima de uma doença similar), e na Foz do Caneiro, de onde é originária a família materna e onde Marco reside com a mãe.

Assim, amanhã, na Foz do Caneiro, assiste-se a um jantar e a um baile solidário, na sede do grupo desportivo local. O jantar custa 10 euros e, além da refeição propriamente dita, inclui um variado programa, que conta com a actuação do Duo Victor e Gaby, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Penacova, do Grupo de Dança The Wolf, dos grupos Banda Original e Wolfdance, e ainda da Banda Caramelo. Também o conhecido Ruizinho de Penacova se alia a esta causa, bem como Tiago Silva. O programa tem início às 20h00 e prolonga-se até depois da meia-noite.

Nodia seguinte, sábado é a vez do salão da ADSM de S. Mamede acolher, a partir das 22h00, um baile para angariação de fundos, que conta com a colaboração do grupo Teclas Sagiband e dos DJ Ovni e Fox. Para Novembro, dia 23, está já marcado mais um evento, uma gala de solidariedade, a realizar no Centro Cultural de Penacova, que desafia “Todos a rir, unidos pelo Marco”. Cinco euros é quanto custa o bilhete para este espectáculo, que conta com a participação de João Seabra, Hugo Sousa, Diogo Carvalheira, Miguel 7 Estacas e Rui Xará. «Hoje por ele, amanhã por nós» é o lema deste vasto grupo de amigos, que também criou uma conta, onde quem quiser pode depositar o seu donativo para ajudar o Marco (NIB 003505940001 127550062, IBAM PT5000350 5940001127550062).| Manuela Ventura 

  etiquetas ,