CULTURA - Biblioteca Municipal de Penacova promove oficina de ilustração



Pedro Morais, autor de ilustrações, mostrou na Biblioteca Municipal de Penacova, através da oficina Traçar, alguns dos seus trabalhos aos 112 alunos que compõem as turmas do 7ª ano que ao longo do dia foram passando pela biblioteca. Pedro Morais exemplificou como com um traço, retas e curvas se formam as letras, e de como da sua junção nascem as ilustrações, tão fácil para quem domina a técnica e tão divertido para quem procura lá chegar. De tal forma o interesse dos presentes que desta oficina saíram trabalhos muito interessantes…

A ilustração é utilizada para explicar, acrescentar ou simplesmente decorar um texto, não o pretende descrever mas caracterizar situações, ideias ou pessoas, também pode ser o elemento principal, o que acontece muitas vezes na ilustração de um livro infantil. E é por ser tão presente nos nossos livros que se reveste de importância, por nos ajudar a clarear as ideias dos textos.


Assim, como referiu Fernanda Veiga, vereadora do município de Penacova com a tutela da Cultura, "estar com um ilustrador de renome é uma influência benéfica para os jovens, pode despertar novos rumos de escolha profissional ou tão só sentir a satisfação de passar um tempo com alguém que ilustrou livros que certamente já lhes passaram pela mão". Entre os livros colocados à disposição dos alunos, com ilustrações assinadas por Pedro Morais estão a coleção “Sete irmãos” de Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho, coleção “Viagens no tempo” de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães ou ainda “Branca flor, o príncipe e o demónio” de Alexandra Parafita ou ainda os manuais escolares Diálogo 8 e Diálogo 9). 

  etiquetas , ,