GOP - Câmara de Penacova apresenta orçamento a pensar no futuro


A Câmara Municipal de Penacova anunciou a aprovação do orçamento para 2015, no valor global de quase 12,4 milhões de euros, menos cerca de 20% que o orçamento deste ano. O orçamento do município de Penacova para o próximo ano totaliza 12,38 milhões de euros, valor inferior ao do orçamento para 2014 em 3,616 milhões de euros, que correspondem a uma redução superior a 20%.

As grandes opções do plano e orçamento para 2015 permitem, assim, «o prosseguimento da política» que o município tem vindo «a manter desde 2011, no sentido de apresentar orçamentos cada vez mais transparentes, realistas e exequíveis», sustenta o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

O documento também reflecte «o estrangulamento orçamental imposto pela lei do Orçamento do Estado», que «obriga as autarquias a restrições na sua normal actuação», sublinha o autarca.

A Câmara de Penacova vai continuar, em 2015, a dar especial atenção a «áreas que tornaram o concelho mais solidário, mais desenvolvido e voltado para o futuro», assegura Humberto Oliveira.

A educação e a acção social são as áreas que, em 2015, absorverão o maior investimento do município, com um milhão e 603 mil euros, seguindo-se o sector de águas, saneamento e resíduos sólidos, para a qual a Câmara estima um valor de 1,59 milhões de euros.

Os transportes rodoviários vão dispor de cerca de 1,7 milhões de euros, quase o dobro do montante destinado ao desporto, recreio e lazer, estando previsto que a administração geral, «incluindo a protecção civil e a luta contra incêndios», disponha de mais de 600 mil euros, devendo, por outro lado, as transferências para as freguesias atingir os 745 mil euros.

O orçamento da Câmara de Penacova para 2015 foi aprovado pela maioria socialista do executivo municipal (quatro eleitos), tendo a oposição social-democrata (três vereadores) optado pela abstenção, e, agora, segue para a Assembleia Municipal.

  etiquetas ,