PATRIMÓNIO - Município dá mais um passo na remodelação dos seus moinhos - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

8 de dezembro de 2014

PATRIMÓNIO - Município dá mais um passo na remodelação dos seus moinhos



O Município de Penacova assinou com a empresa Construções António Coelho & Santos, Lda a consignação da remodelação do Museu do Moinho Vitorino Nemésio, uma empreitada com um valor de 71.310,40€, valor este que conta com uma comparticipação PRODER de 42.786,24€. Com este investimento, o município de Penacova dá mais um passo na recuperação dos seus moinhos, cujos núcleos são considerados dos mais importantes da Europa.
A par desta intervenção, o município de Penacova também está a levar a efeito algumas outras intervenções com apoio PRODER, tais como a preservação do património natural - Livraria do Mondego e Ribeira D`Arcos, a remodelação da Antiga Escola da Cheira, a recuperação da Fonte do Púcaro e a recuperação dos Moinhos da Serra da Atalhada.
A presente intervenção pretende recuperar um edifício (museu do moinho Vitorino Nemésio) com elevada relevância histórica e cultural do Município de Penacova, consolidando o esforço de recuperação, investido nos núcleos molinológicos do concelho, e assim dotar todo o conjunto de infraestruturas e características especiais fundamentais, para transformar a Portela de Oliveira num ponto de vitalidade da rede cultural do município e referência nacional do legado molinológico.
Segundo Humberto Oliveira, presidente do município, "com esta intervenção este espaço vai ficar dotado de zonas apropriadas à exposição de todo o espólio ali existente, bem como a sua conservação, ficando ainda preparado para pequenas exposições pontuais, nunca perdendo de vista as acessibilidades e a comodidade, num edifício que embora mantenha toda a sua traça original vai agora receber um toque de modernidade com esta intervenção".


O Museu do Moinho Vitorino Nemésio está instalado na casa de férias que foi de Arantes de Oliveira, ministro das Obras Públicas no anterior regime, e é uma homenagem a Vitorino Nemésio, escritor açoreano que teve três moinhos no concelho de Penacova, que lhe serviram, muitas vezes, de inspiração na escrita.

Post Top Ad