SOLIDARIEDADE Câmara reforça apoio aos Bombeiros de Penacova


Câmara de Penacova vai transferir mais 30 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Um presente de Natal que Humberto Oliveira presidente da autarquia, anunciou no jantar de Natal promovido pela corporação, que decorreu no fim-de-semana. São mais 30 mil euros por ano, referiu o autarca, explicando que a celebração do contrato-programa que prevê a transferência desta verba se prende com as acentuadas «quebras de receita» que a associação sofreu este ano, provocadas pelas «alterações às regras de financiamento para o transporte de doentes, impostas pelo Ministério da Saúde, bem como pela severidade da actual conjuntura económica», refere nota da autarquia. Factores a que se junta a «dificuldade» de alguns munícipes «pagarem os serviços prestados», com deslocações aos hospitais centrais para consultas e tratamentos.

Nas suas declarações, o presidente reforçou «o papel fundamental» que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova «desenvolve no quadro de protecção civil», nomeadamente no «socorro a doentes e sinistrados, em situações de catástrofe e emergência, no combate aos fogos urbanos e florestais».

O objectivo deste apoio de 30 mil euros é «garantir as condições de operacionalidade da associação», disse ainda Humberto Oliveira, elogiando o trabalho dos voluntários, cujo desempenho, disse, «é essencial e imprescindível ao bem-estar da comunidade».

Além do valor transferido no âmbito deste contrato-programa, foram igualmente pagos, de acordo com a autarquia, «mais 30 mil euros referentes à comparticipação de despesas das Equipas de Intervenção Permanente». Significa que, contas feitas, o presente da Câmara Municipal para os Bombeiros de Penacova ascende aos 60 mil euros.

  etiquetas , ,