AD ELO apresentou estratégia de desenvolvimento local para 2020


AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego apresentou, em Cantanhede, a Estratégia de Desenvolvimento Local a implementar no âmbito do “Portugal 2020” (fundos europeus e nacionais de 2014-2020).

Numa reunião alargada de parceiros da sua zona de intervenção, que contou com a presença dos presidentes dos municípios, cooperativas agrícolas, entidades associativas locais, empresas, entre muitas outras entidades representativas do território, foi apresentada, discutida e aprovada a estratégia global a integrar no âmbito do instrumento regulamentar Desenvolvimento Local de Base Comunitária para o período de programação 2014-2020.

Os documentos comunitários e nacionais sublinham a necessidade de potenciar a intervenção local, partindo da experiência dos ciclos anteriores onde as comunidades locais já promoveram abordagens integradas nomeadamente o LEADER e os Grupos de Acção Costeira. Foi assim nesta perspectiva de continuidade que os diferentes parceiros locais aprovaram as linhas de orientação estratégica, reconhecendo na AD ELO as funções de coordenação local, fruto dos bons resultados obtidos anteriormente.

A valorização dos recursos endógenos, a criação de condições para crescimento de pequenas empresas e do emprego, a consolidação da estrutura económica assente na agricultura e nas pescas, a preservação e valorização do património, desenvolvimento urbano e o reforço do tecido associativo local foram áreas consideradas prioritárias que a AD ELO integrará nos processos de candidatura aos fundos europeus do “Portugal 2020” em benefício deste território.

O envolvimento de todos os parceiros na planificação e na implementação das acções e projectos foi considerado fundamental para que o território abrangido aproveite localmente e de forma correcta os apoios a disponibilizar no âmbito do “Portugal 2020” e assim contribuir para uma Europa inteligente, sustentável e inclusiva.


  etiquetas ,