BOMBEIROS - Nos 85 anos da Corporação, Penacova apresenta os seus mais novos elementos - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 de fevereiro de 2015

BOMBEIROS - Nos 85 anos da Corporação, Penacova apresenta os seus mais novos elementos

As comemorações do aniversário começam hoje, com a apresentação da “Escolinha de Bombeiros”, numa acção a desenvolver na vila de Lorvão


Têm idades entre os 5 e os 16 anos e têm passado todas as tardes de sábado no quartel dos Bombeiros de Penacova. Entusiasmo não lhes falta e se já aprenderam muito, muito ainda têm para aprender. É a Escolinha de Bombeiros de Penacova, que hoje se apresenta, numa iniciativa a efectuar no Lorvão, juntamente com os pequenos bombeiros das escolinhas de Figueira da Foz e Gouveia.

Visivelmente orgulhoso deste novo projecto, iniciado em Janeiro, o comandante António Simões considera-o o resultado natural da «grande interacção que os bombeiros têm tido com as escolas», que «visitamos regulamente e também se deslocam com assiduidade ao nosso quartel». Um dado a que junta a existência da Fanfarra, que «reúne muitas crianças e jovens». Certo é que, sem grandes delongas, «sem sequer abrirmos inscrições» a Escolinha começou a funcionar no início de Janeiro, «quase espontaneamente», adianta António Simões, satisfeito com esta verdadeira “explosão” de juventude que “atacou” os Voluntários de Penacova.

Com efeito, não são apenas as crianças que querem ser bombeiros. Os mais crescidos seguem o mesmo trilho. «Neste momento temos o maior número de estagiários que alguma vez tivemos», diz o comandante, referindo-se aos 22 elementos que «iniciaram a formação para bombeiros».

Se nas visitas ao quartel e nas deslocações dos bombeiros às escolas as crianças começam a aprender a “cartilha” da prevenção, essa aprendizagem é agora reforçada na Escolinha. E até alguns pais, que «vêm trazer as crianças, acabam por ficar e também aprender as regras». As “lições” de sábado à tarde vão continuar e a próxima etapa, segundo António Simões, são as regras básicas de salvamento, situações de risco e sua identificação.

A Escolinha é apresentada hoje, numa acção que conta com a participação das escolinhas de Gouveia e da Figueira da Foz. A vila de Lorvão foi o local escolhido e as razões são fáceis de entender. «Tem o Mosteiro e um centro histórico que representa algum risco acrescido», refere o comandante, lembrando que também os estagiários vão participar nesta operação e conhecer as travessas e becos da vila. O programa reúne 75 crianças e 20 estagiários e começa às 14h45, frente à Junta de Freguesia.

Esta é, de resto, a primeira iniciativa do programa comemorativo dos 85 anos dos Bombeiros de Penacova, cuja escritura pública data de 24 de Fevereiro de 1930. Um programa que se estende por vários momentos e dá especial ênfase à presença nas escolas. Amanhã há um exercício prático (10h30) e ao final da tarde uma tocata com o DJ NUKA, no quartel.

Programa das comemorações estende-se até Julho

Terça-feira, dia do aniversário, hasteia-se a Bandeira (9h00) e os bombeiros rumam para a Escola do 1.º Ciclo de Figueira de Lorvão, «a escola com mais alunos no concelho», onde além das lições de prevenção e protecção civil, todos cantam os parabéns. À noite é apresentada a nova ambulância de socorro, um investimento de 45 mil euros, inteiramente suportado pela associação. Uma aquisição importante, no entender do comandante, salientando que, «em Janeiro, tivemos o dobro do número de emergências», «262 situações, contra as 150 habituais ».

De resto, apesar de «estarmos à espera da substituição de dois carros de incêndio que arderam» e de «nunca termos tudo, porque há equipamento que se desgasta e fica obsoleto», Simões faz uma análise positiva relativamente aos equipamento disponíveis. Dia 26 repete-se a acção “Bombeiros um dia na escola”, na Escola do 1.º ciclo de Lorvão e no dia 1 de Março, Dia da Protecção Civil, os Bombeiros de Penacova participam no exercício “Tornado 2015”, na Figueira, e há visitas guiadas ao quartel e rastreios de glicémia e tensão arterial, junto à Câmara.

O programa inclui, dia 6, “Um dia no quartel dos Bombeiros” e dia 19 de Julho, entrega de promoções e condecorações e bênção de viaturas.

Texto de Manuela Ventura