INCÊNDIO - Bombeiros de Penacova combateram incêndio em Vale de Canas - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de fevereiro de 2015

INCÊNDIO - Bombeiros de Penacova combateram incêndio em Vale de Canas



Um incêndio ameaçou ontem de madrugada a Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra, tendo obrigado à mobilização de 37 bombeiros de 5 corporações do distrito, apoiados por 11 viaturas.

As chamas eclodiram cerca da 1h40, em sobrantes de madeira provenientes da poda de árvores, e rapidamente alastraram a mato, consumindo cerca de 2,5 hectares. O alerta partiu dos Sapadores de Coimbra que avistaram as chamas do quartel, no Vale das Flores. Rapidamente fizeram deslocar para o local uma viatura que, conforme explicaram, chegou a tempo de evitar que o incêndio alastrasse à encosta sul da mata nacional (virada para a Estrada de Vale de Canas) e atingisse outras proporções.

O forte vento, o ar seco e o declive acentuado do terreno dificultaram o trabalho dos bombeiros. As chamas foram dadas como extintas às 4h00, mas uma viatura dos bombeiros permaneceu no local até às 7h40 para evitar possíveis reacendimentos. No local compareceram os Bombeiros Sapadores e elementos das corporações dos Voluntários de Coimbra, Brasfemes, Miranda do Corvo e Penacova.

Recorde-se que em Agosto de 2005 um incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 80% da Mata Nacional de Vale de Canas.

Fonte diariocoimbra.pt