PESCA - Períodos de defeso para lampreia e sável



A pesca de lampreia, sável e savelha no rio Mondego está interdita entre 2 e 6 de Março e 21 de Abril a 31 de Dezembro, considerados períodos de defeso para as espécies, em despacho do Ministério da Agricultura. O despacho, que baliza os períodos de defeso em 2015 para as diversas espécies de peixes capturadas no Mondego foi publicado em Diário da República na sexta-feira e entrou ontem em vigor.

No entanto, o despacho do Ministério da Agricultura e do Mar determina ainda um outro período de defeso para o sável e savelha, fixado entre 1 e 31 de Janeiro deste ano, um período anterior à validade do diploma agora publicado. Com a determinação dos períodos de defeso, «pretende-se
assegurar um período de defeso harmonizado em toda a zona do Baixo-Mondego, incluindo a bacia do rio Mondego, que permita à lampreia, ao sável e à savelha potenciar a migração até aos habituais lugares de desova», de acordo com o texto do preâmbulo do diploma legal.

No mesmo texto refere-se que «os períodos de defeso ora estabelecidos foram objecto de consultas com o sector tendo sido definidos também em articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P., com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., com a Autoridade Marítima e, ainda, tendo em conta os trabalhos realizados pelas instituições científicas envolvidas na gestão e acompanhamento da passagem de peixes no Açude-Ponte Coimbra».

  etiquetas , , ,