MATA DO BUSSACO - Performances e exposição marcam a Semana Santa’15 - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

24 de março de 2015

MATA DO BUSSACO - Performances e exposição marcam a Semana Santa’15

No ex-líbris do concelho de Mealhada, na Região Centro do País, existe um património religioso único, como a Via-Sacra, réplica única de Jerusalém. Esta é uma oportunidade para o (re) descobrir. Assim, a Fundação Mata do Buçaco, F.P. irá concretizar a celebração da Quaresma e Semana Santa através de várias atividades, desde celebrações religiosas a iniciativas lúdicas e didáticas para toda a família.



O programa de celebração da Semana Santa, que decorre até 6 de abril, vai fazer jus à grande tradição religiosa da Mata do Buçaco, ligada à presença dos Carmelitas desde o século XVI. Exposições, performances, visitas temáticas, a caça ao ovo e um peddy-paper vão ao encontro dos interesses de pessoas de idades e gostos diversos.

O arranque das atividades tem lugar com a exposição do pintor Luís Seabra, patente de 29 de março a 12 de abril, e na qual se mostram trabalhos do pintor lusense.

Até dia 29 de março, durante toda a semana e mediante marcação prévia o programa é dedicado aos mais novos, com oficinas, um peedy-paper e a descoberta dos ovos da Páscoa. Ainda para os mais pequenos, realizar-se-á a encenação dos “Duendes na Mata e a Páscoa”, no dia 29 de março pelas 15h na Mata do Buçaco, encenado pela companhia de teatro Aguarela de Memórias.

O programa cultural da Semana Santa’15 será marcado pelas performances da companhia NOC teatro, inspiradas na temática da via-sacra, transportando o espetador para a atualidade, abordando temas transversais às duas épocas. “Á Mesa” será uma performance inspirada na última ceia, tendo o conceito de seio familiar em forma de festejo nos tempos atuais e será realizado na quinta-feira (2 abril) pelas 21h no Convento de Sta Cruz do Buçaco, com o pagamento de 2€ de entrada.

“Caminhos do fim” será o último momento, que interpretará a via-sacra de uma forma contemporânea que irá explorar os dilemas e obrigações da sociedade atual, na Sexta-feira Santa pelas 17h com entrada livre (não inclui entrada na Mata).

De realçar que estas performances irão contar com a presença de MartaPires, atriz mealhadense, que já deixou marcas no panorama do teatro nacional.

O programa religioso irá seguir os momentos habituais, destacando a Visita Pascal no Convento de Sta Cruz do Buçaco, na segunda-feira pelas 17h.

FMS

Post Top Ad