MOINHOS ABERTOS - Município assinala iniciativa com visitas a três núcleos molinológicos do concelho

Em Penacova, a Câmara Municipal, vai assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, proporcionando aos interessados a possibilidade de, gratuitamente, visitarem o Núcleo Molinológico de Gavinhos, o Núcleo Molinológico da Portela de Oliveira e o Núcleo Molinológico da Serra da Aveleira.



Nos dias 11 e 12 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo nono ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Com o dia dos moinhos abertos, segundo Armando Carvalho Ferreira, da Rede Portuguesa de Moinhos, “pretende-se chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral” sendo que, as atividades serão realizadas conforme "a natureza dos moinhos e o uso que lhes é dado", explicou o coordenador. Haverá percursos, visitas guiadas, demonstrações dos moinhos em funcionamento, e nalguns casos, ações de limpeza e conservação.

Para mais informações sobre esta iniciativa no concelho de Penacova através do telefone do município (239470300) do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com.

  etiquetas ,