BIBLIOTECA MUNICIPAL - Fernando Correia apresenta livro “Piso 3, Quarto 313” - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de maio de 2015

BIBLIOTECA MUNICIPAL - Fernando Correia apresenta livro “Piso 3, Quarto 313”

Fernando Correia, conhecido do grande público pela voz da rádio e dos relatos desportivos, estará no próximo dia 16 de maio, sábado, em Penacova para apresentar o seu mais recente livro “Piso 3, Quarto 313”. A apresentação estará a cargo do médico Manuel Pereira e irá decorrer na Biblioteca Municipal de Penacova com início às 17H00.


Neste livro, o jornalista aborda uma parte mais pessoal da sua vida familiar ao escrever sobre a doença da sua esposa Vera, a quem foi diagnosticada a doença de Alzheimer. Em “Piso3, Quarto 313”, lançado no mês de março, Fernando Correia, que viu a sua mulher perder as faculdades, descreve esta batalha num livro que é também um aviso e prepara os que ainda não conhecem os efeitos desta doença.

Numa entrevista recente ao jornal “Record, o autor explica que o livro “foi escrito por duas razões. A primeira é que conta a história da minha companheira, que está há dois anos e meio internada com a doença de Alzheimer. E a outra razão é que há pouco conhecimento sobre o que é o Alzheimer. E, assim sendo, penso que é de toda a utilidade, ao contar a história da minha mulher, fazer o leitor perceber aquilo que eu passei, para primeiro compreender a doença e depois perceber como é que uma pessoa que cuida de outra com Alzheimer deverá agir”.

Fernando Correia, nasceu em Lisboa em 1935, é jornalista, comentador de rádios, televisão e professor. Entrou para a Emissora Nacional (atual RDP) em 1958. O seu percurso profissional na rádio fê-lo passar também pelo Rádio Clube Português, Rádio Comercial, TSF, entre outros. Foi diretor do Diário Desportivo e colaborador em diversos jornais como o Record, A Capital ou Jornal de Notícias. Conta também com colaboração em canais de televisão e é comentador residente na TVI.

É relator e comentador desportivo desde 1964. Nessa qualidade esteve presente depois de 1976, em todos os Campeonatos da Europa e do Mundo de futebol. Também realizou a cobertura de vários Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa e do Mundo de Hóquei em Patins e torneios internacionais de atletismo. É autor de vários livros ligados ao desporto, ensaio, biografias e contos.

Sinopse

Pode um livro nascido da dor transmitir consolo e felicidade? Fernando Correia escreveu Piso 3, Quarto 313 para dar testemunho, com total compreensão pelos doentes e pelos familiares que sofrem, amam e tantas vezes choram, na impossibilidade de fazerem melhor.
Fernando Correia apresenta-nos Vera, a mulher da sua vida, bonita, inteligente, lutadora, mãe-coragem de três filhas, que se transformou na habitante incógnita de um mundo sem memória, sem saudade e sem amor.