FESTIVAL DAS SOPAS - Escuteiros já preparam 4ª edição - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28 de maio de 2015

FESTIVAL DAS SOPAS - Escuteiros já preparam 4ª edição



Realizou-se no passado Sábado, dia 23 de Maio, a terceira edição do Festival das Sopas de Figueira de Lorvão, Penacova, organizado pelos escuteiros do Agrupamento 1316 – Figueira de Lorvão, do Corpo Nacional de Escutas, no Largo da Igreja de Figueira. Estiveram presentes mais de 8 centenas de pessoas.

A comunidade das 3 freguesias que o Agrupamento abrange (Figueira de Lorvão, Lorvão e Sazes) acorreu em massa, mais uma vez, juntando-se a muitos outros participantes vindos de vários concelhos em redor.

Nesta edição foram 30 as sopas a concurso, entre restaurantes (15 sopas), particulares (11 sopas) e associações (4 sopas), que os presentes puderam apreciar e votar de acordo com a sua preferência. Cada pessoa pôde comer de todas as sopas, estando ainda incluída na entrada, as bebidas, sobremesas, acompanhamentos e a taça da sopa.

Para além do público este ano esteve também presente um júri que provou de todas as sopas.

Este júri contou com a participação de representantes da Câmara Municipal de Penacova, Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, Paróquia de Figueira de Lorvão, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e da Direcção do Agrupamento 1316.

Ao longo da noite houve animação musical constante, com a actuação do grupo Sagiband, que muito abrilhantou e alegrou a festa. Nas palavras de todos os intervenientes foi unânime que a edição deste ano foi a mais conseguida em termos de organização e qualidade geral dos concorrentes. Foi ainda uma das mais participadas. Este resultado deve-se à fantástica preparação levada a cabo por um grupo alargado de pais dos Escuteiros, com a participação de todo o Agrupamento (que conta hoje com mais de 60 elementos). É de destacar também o apoio da Câmara Municipal de Penacova e da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão desde o início da fase de preparação.

Os vencedores do concurso nas várias categorias foram o Hotel Rural Quinta da Conchada (Restaurantes), o Centro Social Cultural e Desportivo da Granja (Associações) e Maria Idalina Ferreira Valente, na categoria de Particulares, que se apresentaram a concurso com a Sopa do Oceano, Sopa Hippie III e Sopa de Peixe, respectivamente.

Sendo este um ano de consolidação do Festival das Sopas de Figueira de Lorvão, os objectivos mantiveram-se: para além da angariação de fundos para as actividades do Agrupamento, continuar a promover um momento de convívio para toda a população, onde a sopa estivesse em evidência como elemento fundamental numa alimentação saudável. Os objectivos foram alcançados e espera-se agora pela 4ª edição!

Tiago Cruz (Chefe de Agrupamento)