OPINIÃO - 5 anos depois... - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12 de junho de 2015

OPINIÃO - 5 anos depois...

Fui revisitar as notícias mais marcantes da primeira quinzena de Junho de 2010 (há 5 anos), fui ver de que maneira mudámos e nos mantivemos iguais. Alguns dos temas mais marcantes eram então: Mundial da África do Sul; maré negra e subida do petróleo; PT, BES e Vivo; Israel e Turquia; Casamento Gay.
É sobre este último que me debruço, pois é de entre todos aquele que permanece e que diz respeito ao nosso país, os outros são exteriores, duraram um curto período de tempo ou já nem sequer existem (não podia deixar de fazer a piada do BES).
Em Junho de 2010, aconteceram os primeiros casamentos gay no nosso país. Fomos o 8º país do mundo a permitir que este acontecimento, tão marcante na vida das pessoas, pudesse acontecer também na vida de pessoas homossexuais. Antes da França, da Inglaterra, da Islândia, Luxemburgo, Dinamarca e muitos outros, nós, um dos países “mais atrasados” da Europa de cá, demos um grande passo para começar a superar o preconceito. Muito graças a esta aprovação, pouca gente hoje têm coragem de se revelar homofóbico. É motivo de vergonha, e ainda bem. É a prova de que a mudança das leis pode mudar, mesmo que a longo prazo, a nossa visão das coisas e as nossas práticas. Isto, mais que a tecnologia, é evolução.

Sandra Henriques