POLÍTICA - PSD de Penacova acusa executivo socialista de má gestão




Os erros da gestão socialista da câmara de Penacova comprometeram os objetivos das obras de requalificação do centro urbano.
Com efeito, as obras de regeneração no Largo Alberto Leitão, não estão a ter o efeito desejado pelos penacovenses porque não foram acompanhadas por políticas sustentáveis para incentivar e animar o comércio local e os serviços. 
O objetivo inicial, que era o de devolver o “Terreiro” às pessoas não foi conseguido!
Hoje, o espaço nobre da vila de Penacova é um local sem vida, muito por culpa dos erros da atual gestão PS. 
O PSD/Penacova considera incompreensível que o edifício do antigo tribunal continue encerrado e a degradar-se. O imóvel do século XIX, com um peso histórico relevante, por ter servido de Paços do Concelho, está praticamente devoluto.
A transferência dos serviços do tribunal para outro local, afastado do centro da vila, uma decisão, só por si, muito questionável, esvaziou o edifício que aguarda por melhor sorte.
Ali bem perto, ao lado da atual câmara, aquele que já foi um restaurante de referência em toda a região – o Restaurante Panorâmico - que é propriedade da autarquia, está encerrado há um ano e meio!
O PSD/Penacova não entende como é possível manter encerrado o conhecido restaurante “Panorâmico”, com a justificação de que necessita de obras. A intervenção em causa que, ao que se sabe, se destina a reparar infiltrações e modernizar sanitários, não justifica, de forma alguma, tanto tempo de espera! 
Um município que continua a afirmar, pelo menos no papel, que o turismo é uma aposta, não pode cometer erros desta natureza. O “Panorâmico” era um dos poucos locais do concelho que atraia visitantes a Penacova. Um ano e meio de portas fechadas, é uma irresponsabilidade!
Infelizmente, os erros do executivo PS não ficam por aqui! 
A loja de artesanato, criada durante as obras de regeneração, nunca abriu as portas! A ideia inicial era criar um espaço onde fosse possível mostrar o que se faz de melhor em Penacova e tornar mais visível o trabalhos dos nossos artesãos.
Os palitos artesanais, as miniaturas de barcas serranas e das rodas do rio, nunca estiveram expostos nessa loja! E já lá vão 4 anos.
Se tudo isto não bastasse, o quiosque de jornais, outros dos espaços da autarquia, que também resultou das mesmas obras, está de portas fechadas há 3 meses por causa de um imbróglio jurídico e rendas em dívida, que prova, mais uma vez, a incompetência de quem (des)governa Penacova.
Foram gastos milhões de euros com a construção de um equipamento para estacionamento e comércio, em que se pretendia uma solução para o estacionamento e um novo espaço para o mercado Municipal, e o resultado é que o Mercado Municipal continua no mesmo local, ressaltando que se manteve a falta de condições para que os comerciantes possam ter melhores condições de trabalho e os clientes melhor acesso ao comercio local. O estacionamento criado e a incompetente forma como foi concebido é um dos principais fatores de afastamento das pessoas do Centro da Vila.
O PSD/Penacova lamenta que este executivo, por manifesta incapacidade, e pelos exemplos acima referidos, tenha desperdiçado a oportunidade criada pelas obras de regeneração do centro da vila.

Nota de Imprensa da Comissão Política Concelhia do PSD Penacova

  etiquetas ,