CIÊNCIA VIVA - Milheirinhas macho, mais coloridos, cuidam melhor da plumagem - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

26 de julho de 2015

CIÊNCIA VIVA - Milheirinhas macho, mais coloridos, cuidam melhor da plumagem


Depois de se ter descoberto que as Milheirinhas fêmea preferem os machos mais coloridos para acasalar, e que os mais coloridos são também os mais saudáveis, um estudo desenvolvido pelos Investigadores Ana Leitão e Paulo Gama Mota, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC), revelou agora que os machos com a coloração mais forte são os “mais vaidosos”.

É que, ao contrário do que se pensava, os machos mais coloridos «dedicam muito mais tempo a cuidar da sua plumagem do que as aves que têm menos cor. As aves mais coloridas investem mais nos cuidados de higiene porque a coloração é o que mais atrai as fêmeas na hora de escolher o parceiro sexual», explica o coordenador do estudo, Paulo Gama Mota.

No entanto, as experiências realizadas com as aves selvagens mostram que a higiene é feita independentemente da presença das fêmeas. Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esta pesquisa, cujos resultados foram já publicados no IBIS - International Journal Avian Science, é relevante para «perceber a evolução da coloração com base em carotenóides de um vasto conjunto de espécies de aves», afirma o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra)