RELIGIÃO - Peregrinos já dispõem de um GPS em livro

Um livrinho de bolso, de capa dura e elástico protetor. À primeira vista, parece um caderno de apontamentos de viagem. E, na realidade, lá estão umas páginas destinadas a isso mesmo: notas do dia-a-dia do peregrino.

O âmago do livrinho, porém, é bem diferente: propostas de oração, enquanto se peregrina (rumo a Fátima ou a Santiago), e conselhos práticos para preparar a peregrinação, nomeadamente, o que levar, como ir, o que fazer ao chegar.

Trata-se do GPS do Peregrino que é, afinal, de um “verdadeiro guia para peregrinos em busca de si, enquanto caminham ao encontro de Deus”, como refere António Rebelo, presidente da mesa administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel – instituição que, ontem, promoveu o lançamento do livro em Coimbra.

Para além de António Rebelo, o “GPS do Peregrino” foi apresentado pelo secretário nacional do Apostolado da Oração, padre António Valério. A sessão, que decorreu nos claustros do Convento de Santa Clara-a-Nova, contou ainda com o depoimento, em forma de o testemunho de uma conimbricense, Mafalda Patrício, que peregrinou, muito recentemente, até Santiago de Compostela, justamente guiada pelo “GPS do Peregrino”.

Este livro, lançado pela Editorial AO, foi pensado e formatado para um público mais jovem e urbano, mas, no fundo, dirige-se a toda a gente, admite o padre António Valério.

Na parte das propostas de oração, reúne-se em texto o que os peregrinos, e obviamente outros fiéis, têm já disponível, em formato áudio, no site do Passo-a-Rezar: “Passos com Maria” e “Caminho de Santiago” – orações especificamente vocacionadas para quem ruma a Fátima e a Compostela, respetivamente.

  etiquetas , , ,