CONFERÊNCIA - Memórias da Batalha do Bussaco dia 5 de setembro em Penacova



A terceira iniciativa do programa de comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco, organizado pelos municípios da Mealhada, de Mortágua e Penacova e pela Fundação Mata do Buçaco, vai decorrer em Penacova. Trata-se de uma conferência, subordinada ao tema “Memórias da Batalha do Buçaco”, que tem início marcado para as 15h no Centro Cultural de Penacova. A inscrição na conferência é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efetuada nos postos de Turismo de Mortágua ou Penacova ou para os e-mails: 

No dia 5 de setembro, o palco das comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco vai ser outro. O Centro Cultural de Penacova recebe, a partir das 15h, a conferência “Memórias da Batalha do Bussaco”, que conta com a participação do professor Fernando Taveira da Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que vai abordar o tema “Jogos de guerra: o tabuleiro e os protagonistas”; do médico João Paulo Almeida e Sousa, cuja apresentação tem o tema “Andaram por aqui os franceses!”; e, por último, de João Pedro Peixoto, que vai centrar o seu discurso no tema “Apontamentos da 3ª Invasão Francesa em Penacova”. A inscrição na conferência é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efetuada nos postos de Turismo de Mortágua ou Penacova ou para os e-mails: eventos@penacova.ptturismo@fmb.ptcultura@cm-mealhada.pt.

O programa de comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco inclui ainda outras exposições, concertos, conferências, recriações históricas, cerimónias militares, passeios noturnos encenados e mais iniciativas. O ponto alto do evento vai acontecer no fim de semana de 26 e 27 de setembro. Aliás, nessa sexta-feira, dia 25 de setembro, às 21h, está marcado o passeio noturno encenado, que passa no território dos três concelhos. Já no sábado, dia 26, será o desfile de tropas e o combate noturno, agendado para 20h, no Luso.

O programa termina no domingo, dia 27 de setembro, com destaque para a recriação histórica da Batalha do Buçaco, que começa às 12h e deverá contar com a participação de centenas de recriadores. Uma reprodução a preceito, com uniformes e armamento da época, que procura dar a conhecer, da forma mais fiel possível, como foi este capítulo das Invasões Francesas, mais particularmente a Batalha do Bussaco.

O programa comemorativo dos 205 anos da Batalha do Bussaco é organizado pelas câmaras municipais da Mealhada, Mortágua e Penacova, bem como pela Fundação Mata do Buçaco, e conta com o apoio do Exército Português, da Associação Napoleónica Portuguesa, da Fundação Luso, da Extramotion, da Associação de Aposentados da Bairrada e do Grupo de Recriação Histórica de Almeida.

  etiquetas , ,