TRAVEL AWARDS - Centro de Portugal eleito a melhor região de Turismo




A Turismo Centro de Portugal conquistou, sexta-feira à noite, no Algarve, o prémio de melhor região nacional de turismo nos Portugal Travel Awards 2015, que distinguiram as empresas, instituições, serviços e profissionais que mais se destacaram no sector. «É um imenso orgulho e satisfação» chegar ao primeiro lugar do pódio naqueles que são considerados os Óscares do turismo, realça Pedro Machado, em declarações ao Diário de Coimbra.

«Aumentamos o nível de responsabilidade para com o destino, o grau de exigência e rigor, mas também de valorização», continua o presidente da Turismo Centro de Portugal, destacando o trabalho de técnicos, associados e todos os que têm contribuído para a afirmação desta zona do país, alargada a 100 municípios, como um destino de referência. «O Centro é hoje uma região reconhecida, que pode ser uma alternativa aos destinos mais maduros», acrescenta Pedro Machado, que, à 12.ª edição dos Travel Awards vê a região, pela primeira vez, ser reconhecida como a melhor de Portugal.

O reconhecimento chega meses depois, de também em 2015, a Turismo Centro de Portugal ter conquistado o prémio de melhor stand nacional na Feira de Turismo de Lisboa – BTL. «É, sem dúvida, um ano que fica na história», destaca, completando que os resultados são consequência, essencialmente, de três factores: «visão, estratégia e muito trabalho».

A categoria de melhor região nacional é uma das 20 que esteve a concurso nesta edição dos prémios, promovidos pelo jornal Publituris. Além do Centro de Portugal, estavam, inicialmente, nomeadas as regiões dos Açores, Alentejo, Algarve, Região de Lisboa e Madeira. A votação decorreu entre 10 de Agosto e 4 de Setembro, em premios.publituris.pt e os vencedores são resultado da média entre os votos dos assinantes da newsletter do Publituris (40%) e os votos do júri (60%).

Entre o painel de jurados, encontravam-se nomes como Bernardo Trindade, Luís Correia da Silva e Vítor Neto – todos ex-secretários de Estado do Turismo, mas também João Cotrim de Figueiredo (presidente da Turismo de Portugal), Fátima Vila Maior (directora da BTL), Jorge Costa (Instituto de Turismo), José Manuel Esteves (AHRESP), além de empresá- rios dos principais grupos do sector.

«Ter merecido a confiança» deste grupo de especialista é, para Pedro Machado, um motivo acrescido de orgulho pela distinção conquistada.

A 12.ª edição dos Portugal Travel Awards contou com algumas novidades, entre as categorias. Pela primeira vez, foi premiada a formação e o vencedor foi a Universidade de Aveiro. A final da Liga dos Campeões recebeu o prémio para evento do ano (outra novidade) e o prémio sustentabilidade (também atribuído pela primeira vez) distinguiu o Ecorhotel Évora Suites & Spa.

Diversidade de oferta em território heterogéneo


«A diversidade caracteriza a oferta da região Centro, unindo de forma harmoniosa os diálogos estabelecidos pela geografia heterogénea do território». A descrição que sustenta a nomeação da Turismo Centro de Portugal destaca a «utilização de uma linguagem comum», que conduziu à conquista do prémio de melhor stand na BTL, confirmando «o impacto visual e comunicacional da nova logomarca e assertividade da assinatura “Centro de Portugal, um país dentro do país”».

  etiquetas , ,