ACESSIBILIDADES - Empresários da Lousã, de Poiares e de Miranda defendem IP3 a Sul do Mondego



As associações empresariais da Serra da Lousã, Poiares e Miranda do Corvo defenderam junto das Infraestruturas de Portugal que o traçado do futuro Itinerário Principal (IP)3 deve passar a Sul do rio Mondego, anunciaram em comunicado.

Numa nota enviada pela Associação Empresarial Serra da Lousã, as três estruturas, em conjunto com a Associação Empresarial da Região de Viseu e ANTRAM - Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (região centro), propõem um traçado mais rápido e seguro, que «encurte distâncias, beneficiando um maior números de concelhos, que deve passar a Sul do rio Mondego, com interface com IC6».

Aquelas associações, que corroboram as posições já assumidas pelas autarquias da região, reuniram com a Infraestruturas de Portugal, a quem apresentaram os seus argumentos, no âmbito do estudo em curso sobre o futuro traçado.

«O argumento fundamental da defesa desta alternativa é o facto de se assumir como fundamental para o desenvolvimento económico da região com impacto directo na criação de postos de trabalho, já que significaria a manutenção das empresas existentes (permitindo travar as deslocalizações de empresas, que têm ocorrido nos últimos anos na nossa região) e permitiria criar pólos de atracção para novas empresas», lê-se no comunicado.

Segundo as associações empresariais, além de responder às necessidades da região, o novo traçado proposto «é a solução que mais poderá promover uma efectiva aproximação entre Coimbra e Viseu, ao mesmo tempo que contribui para uma significativa redução do encargo financeiro actual do Estado». «Tem ainda a vantagem de permitir um “interface” com o Itinerário Complementar (IC) 6, na medida em que proporciona outras soluções ao tráfego oriundo de concelhos como Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital e Seia», sublinham. Por outro lado, acrescentam, todo o trânsito com destino a Sul, proveniente da A24, IC12 e IC6, poderia ser canalizado «para a muito pouco utilizada A13»

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