PREVENÇÃO - Município de Penacova promove direitos das crianças e jovens - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 de novembro de 2015

PREVENÇÃO - Município de Penacova promove direitos das crianças e jovens




A CPCJ de Penacova assinalou o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual, que se realiza a 18 de novembro, conforme decretou o Conselho da Europa. Assinalar este dia tem como objetivos primordiais a sensibilização da comunidade e dos profissionais para os crimes de exploração sexual e abuso sexual, nomeadamente os que poderão ter origem na utilização não segura da internet, com vista à prevenção destes crimes bem como a prevenção da estigmatização das vítimas.

Assim, elementos da CPCJ de Penacova distribuíam pelas escolas do concelho o livro que ensina a regra “Aqui Ninguém Toca”. Este livro é um guia simples para ajudar os pais e professores a explicarem aos seus filhos e/ou alunos, que partes do corpo não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda.

“O papel das CPCJ é de extrema importância na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens. Esta é uma de muitas iniciativas que João Azadinho, Presidente da CPCJ de Penacova, que levar a efeito “de forma que a sociedade esteja atenta para o importante papel que todos nós em geral e cada um em particular, deve ter na promoção dos direitos das crianças e jovens do nosso concelho”.