VISITA DE ESTUDO - Futuros cozinheiros descobrem cogumelos


Os alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre do terceiro ano do curso de Técnico de Restauração na variante Cozinha Pastelaria realizaram uma visita de campo na Serra do Bussaco e no concelho de Penacova para descobrirem os mistérios associados ao uso gastronómico de cogumelos. Os alunos, que frequentam o último ano do curso, foram acompanhados pela coordenadora do curso, a chef Susana Oliveira, pela orientadora educativa Paula Martins, pela professora Cristina Simões e os professores da área técnica, os chefs Luís Lavrador e Vítor Almeida.

A visita começou pela manhã pela Serra do Buçaco, em passeio, para apanha e reconhecimento de cogumelos comestíveis, assim como para escutarem as explicações sobre as suas características físicas e organoléticas. As explicações foram dadas por Ricardo Torres, especialista na matéria.

Pela hora de almoço os alunos da EPVL estiveram na cantina municipal de Penacova, no parque industrial de Espinheira, onde, orientados pelos professores da área técnica, confecionaram os cogumelos colhidos durante a manhã.

Depois de almoço rumaram aos arredores da vila de Penacova, onde visitaram uma produção de cogumelos, com o proprietário, André Amaro, a fazer uma apresentação e explicação sobre a produção de cogumelos shiitake.

Ao final da tarde foram visitar a empresa Terraplanta uma produção de ervas aromáticas, propriedade de Maria Preciosa Oliveira, onde puderam interagir e provar ervas e frutos e ouvir explicação detalhada por parte da proprietária.

  etiquetas , , ,