BOMBEIROS DE PENACOVA modernizam-se com ampliação do quartel e eficiência energética




No passado sábado, dia 28, a Associação de Bombeiros de Penacova reuniu-se em assembleia geral, durante a qual, perante poucos associados, deu a conhecer o seu Plano de Actividades e Orçamento para 2016. Uma das medidas que a sua direcção pretende implementar é a melhoria da eficiência energética, que orçará em 80 mil euros e a ampliação do quartel.

Mas há mais…

No Plano de Investimentos para 2016, os Bombeiros de Penacova, cuja coordenação entre os seus quadros, associados e penacovenses em geral, é deveras de enaltecer, pois além da melhoria energética, deu a conhecer que pretende adquirir uma viatura pesada VUCI, no valor de 350 mil euros, que poderá ser comparticipada no limite de 95% pelo Programa Portugal 2020 e pelo Município de Penacova; aquisição de ambulância VDTD, no valor de 38 mil euros; aquisição de fardamento diverso, 10 mil euros; lançamento da ampliação do quartel, 75 mil euros; lançamento da construção da área do Museu, 75 mil euros; aquisição de expansor para VSAE, 10 mil euros; equipamento administrativo, 5 mil euros; e melhoria da eficiência enérgica, 80 mil eu­ros. Tudo isto soma o total de 643 mil euros. Alguns destes investimentos serão comparticipados pelo Município de Penacova, no âmbito de protocolo de apoio assinado entre as duas partes e por subsídios europeus.

Mesmo com estas intenções de melhorias e aquisições, a direcção da Associação, pela voz do seu presidente Paulo Dias, refere o documento que «sem o correspondente aumento de financiamento público, e com o previsível aumento da actividade do nosso Corpo de Bombeiros, trará consigo um natural agravamento das despesas correntes, levando a que a Associação tenha de desenvolver esforços financeiros crescentes para não afectar a capacidade que o seu Corpo de Bombeiros tem para poder responder com prontidão e eficiência às solicitações que lhe são apresentadas», embora a previsão líquida do período, se considere satisfatória, no valor de 19.469,74 euros.

Espera o presidente que as candidaturas apresentadas tenham êxito de concretização e deixou um apelo aos sócios para participarem na vida da Associação e darem o seu contributo, quanto mais não seja para «dar ânimo a uma casa como são os Bombeiros», tanto mais que, como disse Paulo Dias, «a nossa principal preocupação será o equilíbrio financeiro da Associação, reduzindo custos e potenciando as receitas, utilizando e optimizando os actuais recursos», pois só assim «podemos colocar à disposição da Associação, no seu todo, os meios necessários a uma cabal e competentes intervenção na prestação do apoio e socorro à população da nossa área de intervenção.

Uma gestão de eficácia e rigor…

Para dar nota das diversas ocorrências verificadas até ao momento, o Prof. António Si­mões explanou a actividade que os Bombeiros desenvolveram durante o princípio do ano até antes da realização da assembleia, que pelas variados serviços e ocorrências em que tiveram de intervir, dão valor e destreza à prestação que os Bombeiros de Penacova desenvolvem em prol dos outros, tanto mais tendo no seu território a passagem do IP3, percurso sempre problemático em termos de ocorrências, para o qual têm de estar bem preparados.

Neste sentido o comandante afirmou que «é sempre bom partilhar convosco estes mo­mentos», que explanam «uma gestão de eficácia, de uma dinâmica exemplar do órgão director duma associação, como é o caso», porque «nem todas as Associações têm esta oportunidade de luta, de horas perdidas, mas que no fundo dão resultado, numa altura em que as coisas evoluem». Sublinhou ainda o Prof. António Simões: «um concelho que tem pessoas com esta capacidade e rigor pode a sua comunidade sentir-se feliz». Além do mais, também notou que a direcção tem a preocupação nos investimentos, que são grandes, pois as saídas dos Bombeiros são contantes diariamente.

Há festa no dia 19

Como se aproxima o Natal, momento de convívio, de união e de partilha, a direcção dos Bombeiros, como é usual, realiza a sua festa natalícia, com «as Famílias dos nossos Soldados da Paz», cujo programa, a ter início pelas 15.30 horas do dia 19, será uma tarde dedicada aos mais pequenos, preenchida com pinturas faciais, atelieres, marionetas, insufláveis, devendo a recepção ao Pai Natal acontecer pelas 17.30 horas. O jantar-convívio tem lugar às 20 horas, com Sorteio do Cabaz do Natal, prolongando-se a noite com animação cultural - karaoke.





  etiquetas ,