SOLIDARIEDADE - Artistas reunem-se em Chelo para dar força ao Tiago

Os amigos de Tiago Ferreira, de Chelo, Penacova, organizam sábado uma festa solidária de angariação de fundos, com as instalações da União Popular de Chelo a receberem uma panóplia de grupos e artistas musicais da região, numa noite que se pretende repleta de emoções no apoio a uma causa nobre.


Embora a entrada no espaço seja gratuita, a festa solidária baseia-se na recolha de verbas, numa missão que pretende ser um hino ao voluntariado e à solidariedade. Por isso, cada um que se associe a este evento contribui à entrada com o que pode e a receita apurada no serviço de bar, disponível no recinto, será entregue a Tiago, um jovem de 25 anos que, em Dezembro de 2014, sofreu um acidente de trabalho, na sequência de uma queda de uma altura de cerca de 10 metros, de um prédio, em Lisboa.

Durante vários meses esteve em coma induzido, escasseando a cada dia as hipóteses de sobreviver. No entanto, Tiago Ferreira revelou uma enorme força de vontade de viver, superando as probabilidades menos boas que lhe eram diagnosticadas à medida que o tempo foi ficando para trás.
Os sinais de sobrevivência despoletaram uma enorme alegria entre todos os amigos mas, estranhamente, Tiago Ferreira acordou sem conseguir andar, falar e ver. Por isso, o passo seguinte foi transferi-lo para o Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, na Tocha. Depois de muita abnegação, tratamentos e afectos, os profissionais daquela unidade hospitalar viram o seu trabalho galardoado, com Tiago Ferreira a desenvolver a habilidade de voltar a andar.

Cerca de um ano e um mês depois do acidente, Tiago permanece, todavia, sem falar e sem ver. Mas no seu interior reina o estímulo de vir a readquirir essas faculdades, nem que para isso tenha de apelar à investigação e à inovação.

Manter os índices de confiança em alta serviu de ponto de partida para que o alargado leque de amigos procedesse à festa solidária, intitulada “Vamos ajudar o Tiago”. A missão visa recolher verbas para que o jovem Tiago possa prosseguir com os tratamentos da terapia da fala.

A acção mereceu o reconhecimento de muitos músicos e artistas, na esperança de contribuir para a qualidade de vida do jovem.

Neste caminho surge a generosidade dos grupos “Banco de Jardim”, “J & V”, “RM”, “Ruizinho de Penacova”, “VM Anima- ções”, e DJ’s “Johnny S”, “Kota”, “Diamonds” e “MC Bastes”.

A iniciativa, que partiu dos amigos de Tiago Ferreira, encabeçados por Ana Marques e João Rei, terá lugar nas instala- ções da União Popular de Chelo, a partir das 21h00, prolongando-se até ao dia nascer. Ana Marques afirmou que «os artistas que se associaram a esta iniciativa demonstram de forma inequívoca as suas responsabilidades sociais, numa altura em que no nosso país muito se fala em crise económica, mas muito rico no contexto da generosidade».

Carlos Sousa | Diário de Coimbra

  etiquetas , ,