CONFRARIA | Caminhada e livro marcam XIII Capítulo da Lampreia - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

25 de fevereiro de 2016

CONFRARIA | Caminhada e livro marcam XIII Capítulo da Lampreia




Uma caminhada e o lançamento de um livro sobre a confraria são os principais momentos do XIII Capítulo da Lampreia de Penacova, que se vai realizar no dia 12 de Março. A estes dois momentos juntam-se o desfile das confrarias convidadas e as entronizações dos novos confrades, momentos que exaltam a essência desta entidade.

Como habitualmente, a festa dos amantes desta iguaria divide- se em dois dias. O primeiro, neste caso, está destinado a iniciativas extra parte gastronómica, mas o domingo, aí sim, vai viver-se toda a plenitude do sabor, não só da lampreia, mas de outros sabores que o concelho de Penacova tem para oferecer aos seus visitantes.

De acordo com Fernanda Pimentel, este momento é «especial para a promoção da lampreia, não só pela iguaria em si, mas, igualmente, pela interacção entre as várias confrarias» que marcam presença no capítulo. E este ano serão cerca de «30 a 35 confrarias a marcar presença no capítulo», diz a responsável.

Cerca de 35 confrarias, oriundas de vários pontos do país, marcam presença na “festa” da lampreia

A vice-presidente da Confraria da Lampreia de Penacova lembra, todavia, que a tradição aliada à confecção deste prato – «onde a qualidade é tudo» – e, sobretudo, o esforço que tem sido feito para garantir a viabilidade da espécie são uma «clara demonstração de que o defeso à captura da lampreia é do interesse de todos».

Em relação ao Festival da Lampreia, promovido pela autarquia de Penacova, Fernanda Pimentel considera que «é uma boa iniciativa da autarquia para promover a “rainha da gastronomia” penacovense, um prato sazonal que em tempos antigos apenas era degustado por famílias abastadas». A vice-presidente da Confraria da Lampreia não esquece, porém, «os doces tradicionais da região» - as nevadas e os pastéis de Lorvão - que serão divulgados nesta iniciativa da Câmara Municipal de que a confraria é uma parceira indissociável.

Ricardo Busano | Diário de Coimbra

Post Top Ad