DEPOSITRÃO | 16 escolas do distrito de Coimbra já recolheram mais de 12 mil quilos de resíduos




A primeira fase da 8ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal, que acaba de terminar, permitiu a recolha de mais de 12 000 quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), nas Eco-Escolas do distrito de Coimbra que integram o projeto neste ano letivo.

Até ao momento, e com base no peso total de resíduos recolhidos (REEE e RP&A), a escola que lidera o ranking nacional é a EB23 Damião de Odemira, responsável pela recolha de 13 240 quilos. No distrito de Coimbra, as escolas que ocupam as primeiras posições são EB1 de Lamas (Miranda do Corvo) com mais de 3000 quilos, fazendo-se seguir pelo Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo), que reuniu cerca de 2500 quilos e a EB 2º Ciclo de Mira com o total aproximado de 1700 quilos de resíduos encaminhados para reciclagem.

No que respeita à recolha de pilhas em fim de vida, em particular, será premiada a EB1 de Lamas, que reuniu o total de 126 quilos, o equivalente a 5,25 quilos por aluno.

A atestar o sucesso desta iniciativa, que é já uma referência na comunidade escolar, está o número de pontos de recolha que vieram juntar-se ao desafio nesta segunda fase (mais 72 escolas e 24 entidades geminadas). No total, estão em funcionamento mais de 800 pontos de recolha em todo o país.

Para além dos prémios a atribuir ao longo do ano letivo, terá lugar o balanço final, em que serão premiadas 10 escolas, distribuídas por 2 categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos. As escolas serão reconhecidas, também, pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com o Programa Eco-Escolas e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Porto Editora e Worten.

  etiquetas ,